Audiência no TCE discute aposentadoria de servidores estaduais

Dificuldade dos servidores para se aposentar foi debatido.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Piauí realizou na manhã desta segunda-feira (09) uma audiência pública para debater sobre questões envolvendo a previdência dos servidores públicos estaduais. Representantes de sindicatos dos servidores estaduais reclamaram sobre  a dificuldade que muitos servidores estão encontrando para se aposentar e a demora que um processo de pedido de aposentadoria tem levado.

Entre outras questões citadas pelos servidores estão a não aplicação do reenquadramento funcional determinado em lei e a suspensão do abono de permanência no momento em que o servidor solicita a aposentadoria e não após o seu efetivo desligamento.

O advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), Geovani Brito, afirmou que o principal intuito da audiência é agilizar o procedimento de aposentadoria. “Queremos impedir que o servidor passe 2 a 3 anos esperando para se aposentar, o ideal seria um ajuste de conduta para realização desse procedimento com prazos estabelecidos”.

O presidente da Fundação Piauí Previdência, Marcos Steiner, destacou os esforços que o Governo do Estado tem feito para que os processos mais antigos sejam prioridades. “Estamos trabalhando para que esse processos sejam finalizados o mais rápido possível”, explicou. Steiner também lembrou das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado e do déficit da Previdência.

O presidente do TCE, Olavo Rebelo, reforçou que todos estavam ali para encontrar a melhor solução para os problemas apresentados. Devido a ausência de representantes da Secretaria de Administração e da Procuradoria do Estado, o presidente solicitou o agendamento de uma reunião com representantes dos sindicatos, da Secretaria de Administração, da Educação e outros entes, para discutir as propostas para resolução das questões discutidas durante a audiência. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES