Audiência provoca debate sobre litígio de terras entre Piauí e Ceará

A iniciativa foi proposta pelo presidente da comissão, Deputado Estadual Franzé Silva.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa do Piauí vai promover na próxima quarta-feira (25) uma audiência pública sobre a área de litígio entre os estados do Piauí e Ceará. A iniciativa foi proposta pelo presidente da comissão, Deputado Estadual Franzé Silva, e contará com a presença de representantes de diferentes órgãos e instituições públicas do Estado como APPM, TCE, OAB-PI, PGE, IBGE, CREA-PI e SEPLAN, além de pesquisadores da área.

A temática discutida pela CETE é reforçada pelo Geógrafo e especialista em litígios, Eric Melo. Para o pesquisador, documentos históricos foram reunidos e comprovam o direito do Piauí à área em questão. “Ao todo são nove municípios na região da Serra da Ibiapaba que devem ser reintegrados ao território piauiense. Dados sobre a área em litígio como mapeamentos ajudam a provar isso. Essa região compreende a faixa leste do estado, na divisa com o Ceará, e que compreende a faixa rural, distantes dos centros urbanos”, afirma o pesquisador.

Tianguá, São Benedito, Viçosa e Ubajara são alguns dos municípios que têm entre suas potencialidades a agricultura familiar, energia solar e energia eólica. Segundo Melo, a população dos dois estados precisa estar ciente desse fato e necessita ter acesso a esses documentos.

O Deputado Franzé Silva busca, através desta audiência, reunir a população do estado para uma mobilização em favor do Piauí. Ele explica que o próximo passo é aguardar a demarcação das terras pelo Exército Brasileiro, sem deixar de convocar a sociedade para discutir o tema.

“É muito importante mobilizar a população do Piauí para discutir a questão. São terras produtivas, muito ricas e que historicamente, pelos dados que temos, pertencem ao Piauí. Durante todo esse tempo essa região tem participado do PIB do Ceará. São empregos e rendas geradas no estado cearense que pertencem ao Piauí” declara o parlamentar.

A audiência pública ocorrerá na sala da Comissão de Constituição e Justiça, na Assembleia Legislativa, a partir das 09h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES