Balada Literária homenageia Paulo Freire e priauiense Élio Ferreira

O evento, que fornece uma verdadeira mostra de trabalhos literários, vai até esta quarta-feira (28), no Clube dos Diários

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã da terça-feira, o Clube dos Diários recebeu o primeiro dia da 3ª edição do Balada Literária em Teresina. O evento homenageia o grande pensador da  pedagogia mundial, Paulo Freire, juntamente com o    poeta, escritor e ensaísta piauiense Élio Ferreira. O evento, que fornece uma verdadeira mostra de trabalhos literários, vai até esta quarta-feira (28). Os convidados para a mesa “A leitura do mundo precede a leitura da palavra" argumentaram no espaço Torquato Neto sobre as obras dos homenageados. A editora carioca Lívia Viana, a professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Lucineide Barros, e o professor Antônio José Medeiros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveram uma amostra de obras e debates sobre as contribuições de Paulo Freire para a educação e demais fatores sociais.

Crédito: José Alves Filho

"Essa escolha não foi aleatória, foi pensada, refletida, principalmente nesse momento em que setores extremistas, conservadores, tentam desconstruir a obra do Paulo Freire, como se isso fosse possível. Enquanto outros países homenageiam o grande pensador, estudam a sua obra, concedem-lhe títulos de doutor Honoris Causa, aqui no Brasil existem esses setores conservadores que tentam macular a imagem dele", falou Wellington Soares, um dos organizadores do evento.

De acordo com Wellington, o intuito geral da balada é informar a realidade. Reafirmar a pedagogia de Paulo Freire, que, mais atual que nunca, valoriza a educação, o professor, a cidadania, a democracia e a liberdade. 

A Balada Literária, que já é uma tradição em São Paulo e já veio para a sua 14ª edição em Teresina, são dois dias intensos de conteúdo com uma programação pela manhã, tarde e noite. O outro homenageado, Élio Ferreira, também se torna fonte para abordagem de todos os convidados. "Élio, professor da UESPI, é um verdadeiro poeta, uma pessoa extremamente sensível e que nos gera muito conteúdo. Então, esses foram os principais objetivos desta homenagem", ressaltou Soares.

O escritor Demétrios Galvão enfatiza a essencialidade transformadora que esse tipo de evento proporciona para o cenário literário local. "A Balada é um evento importante para Teresina e para todo meio cultural, porque primeiro é um espaço de encontro, de trocas, e é um lugar em que antes de tudo a gente se ouve e podemos socializar toda uma produção literária", conta.

Servindo como um compartilhamento de produções entre os participantes e convidados, a Balada Literária oferece uma experiência que aproxima pessoas e seus trabalhos. "Aqui terminamos diminuindo a distância. Num espaço como esse tem autores de diversas partes do Brasil, em um diálogo que estabelece pontes, contatos, exposições, e a gente sai um pouco desse isolamento geográfico nosso, porque Teresina tem essa característica mesmo de uma ilha dentro de um continente, mas nós temos essa possibilidade de trocar ideias e se relacionar com autores de outros lugares", pontua Demétrios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES