Brasil chega a 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024

Alerta de saúde: O Brasil registra 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024, um número recorde em mais de duas décadas. O surto se concentra principalmente na região Sudeste, com São Paulo e Minas Gerais sendo os estados mais afetados.

Avalie a matéria:
Dengue | FOTO: Reprodução/MV Blog

Nesta sexta-feira (24), o Brasil registrou 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024, o que equivale a pouco mais de 20 mortes por dia desde o começo do ano. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. No mesmo período do ano passado (até a semana 20), o país tinha 867 óbitos.

ALERTA

No mês de fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, enfatizou que a estimativa era de que o país registrasse, neste ano, 4,2 milhões de casos. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou, nas primeiras vinte semanas deste ano, as seguintes taxas relativas à doença:

- 5.213.564 casos (marca inédita desde o início da série histórica, em 2000);

- 3 mil mortes confirmadas;

- 2.666 óbitos em investigação.

QUAL ESTADO TEM ALTO ÍNDICE? 

São Paulo concentra o maior número de mortes (805), seguido por Minas Gerais (519), Paraná (367) e Distrito Federal (365). Em contrapartida, Acre e Roraima não registraram nenhum óbito por dengue este ano.

DENGUE

O combate ao Aedes aegypti precisa ser realizado o ano inteiro. Isso porque a fêmea do mosquito é responsável pela transmissão da febre-amarela urbana, zika vírus, febre chikungunya - doenças que já foram causadoras de surto no Brasil, e a dengue, atual epidemia que afeta o país. Clique aqui e veja formas de prevenção. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES