O Brasil foi declarado livre da gripe aviária nesta quarta-feira (18), após 28 dias sem registros de novos casos em granjas, segundo o Ministério da Agricultura. O novo status sanitário também foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro, acrescentou.
O prazo de 28 dias começou após a desinfecção da granja de Montenegro (RS), onde foi registrado o único foco da gripe aviária em aves comerciais no Brasil. Com o novo status, o governo espera que países importadores retirem os bloqueios, embora isso não deva ocorrer de imediato.
A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, reitera o Ministério da Agricultura. O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humanos.