As empresas aéreas nacionais vão disponibilizar mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos durante as férias escolares de julho. É um aumento de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Avanços
A malha aérea registra ampliação em todas as regiões brasileiras, com destaque para Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e Brasília (+6,4%). No Nordeste, o aumento das rotas entre a capital federal e Pernambuco (+44%); Bahia (+17%); São Paulo e Paraíba (+20%); Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (+10%) evidenciam o avanço da demanda por destinos de sol e praia, sendo que Bahia (+7%) e Ceará (+5%) também apresentam expansão na oferta de voos.
Declaração
“Estamos vivendo um momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais rotas e mais pessoas viajando pelo país, fortalecendo a nossa economia e posicionando o Brasil como um destino cada vez mais atrativo, acessível e preparado para receber bem”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Crescimento
Com reforços estratégicos, a Gol Linhas Aéreas anunciou mais de 27,5 mil pousos e decolagens na alta temporada de inverno, um acréscimo de 10% em relação a julho de 2024. Serão 4,9 milhões de assentos domésticos, com destaque para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), onde a empresa concentra 70% da oferta de voos internos no país. Destinos como Salvador (BA), Jericoacoara (CE), São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR0 e Caldas Novas (GO) também receberão novos voos e frequências.
Empresa
A LATAM Airlines Brasil terá mais de 1.300 viagens extras entre 23 de junho e 10 de agosto. A companhia estima transportar até 4,1 milhões de passageiros no período, totalizando 23,1 mil voos domésticos. Além disso, a LATAM lançou uma nova rota sazonal ligando São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e Aracaju, com viagens diretas aos fins de semana.
Rotas
A lista de rotas ampliadas inclui os trajetos de São Paulo (SP) para Porto Seguro (BA); Belo Horizonte (MG), Ilhéus (BA), Jericoacoara (CE) e Manaus, além de conexões em Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Recife (PE) para diversos destinos do Norte e Nordeste do país. A LATAM opera atualmente a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para 52 aeroportos e uma previsão de crescimento de até 8% na oferta de assentos domésticos em 2025. (Fonte MTur)