Brasil terá onda de calor recorde com 40ºC a 45ºC e risco à vida nesta semana

O Climatempo indica que um sistema de bloqueio atmosférico irá impedir a chegada de frentes frias, com exceção do Rio Grande do Sul

Avalie a matéria:
Semana quente tem promessa de recorde de calor no ano; veja a previsão! | Agência Brasil

Uma intensa onda de calor está prevista para atingir grande parte do país nesta última semana do inverno, com temperaturas ultrapassando os 30°C e podendo chegar até os 40°C. Não há previsão de chuvas nos próximos dias para o estado de São Paulo. O Climatempo indica que um sistema de bloqueio atmosférico irá impedir a chegada de frentes frias, com exceção do Rio Grande do Sul, que enfrentará outra semana chuvosa enquanto se recupera dos recentes temporais.

"Com isso, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano", afirma a agência.

O calor será intenso, explica a Climatempo, sobretudo no interior de Santa Catarina, no estado do Paraná, no Sudeste, no Centro-Oeste, no Nordeste e também nos estados de Rondônia, Tocantins, em áreas do centro-sul do Pará e no centro-leste do Amazonas.

De acordo com informações da MetSul Meteorologia em seu portal, está previsto que as temperaturas desta semana até a próxima irão exceder consideravelmente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do Brasil. Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, mencionou à Folha que existe a possibilidade de São Paulo vivenciar o dia mais quente do ano. O atual recorde de 2023 foi estabelecido na última quarta-feira (13), quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 33,3°C na estação meteorológica do mirante de Santana, localizada na zona norte da capital paulista.

Conforme o instituto, a temperatura deverá oscilar entre 19°C e 32°C na cidade de São Paulo nesta segunda-feira (18). Gradualmente, os termômetros sobem durante a semana e devem alcançar os 34°C já na quarta-feira (20). O inverno termina no próximo sábado (23), às 3h50 (horário de Brasília). É justamente no próximo fim de semana, afirma a Climatempo, que a capital paulista deverá ter seu pico de calor dos próximos dias. No interior de São Paulo, cidades das regiões oeste, noroeste e norte podem registrar vários dias com temperatura em torno de 40°C.

No litoral norte de São Paulo, especificamente em São Sebastião, a previsão aponta que a temperatura máxima atingirá 38°C durante a tarde desta segunda-feira. Já em Guarujá, localizado na Baixada Santista, tanto na segunda-feira quanto na terça-feira (19), há indicativos de que o calor alcance os 34°C. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo emite um alerta sobre os baixos índices de umidade. No domingo (17) à tarde, a umidade relativa do ar estava em torno de 25% na cidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que índices de umidade inferiores a 60% são prejudiciais à saúde. 

O órgão municipal também alerta que essas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.

O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas, em particular na região do Pantanal e proximidades. Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.

(Com informações da Folhapress e Metsul)

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES