Jornalista que criou protesto fará debate sobre estupro no Senado

A sugestão foi feita pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora especial da Mulher no Senado.

Avalie a matéria:
Nana Queiroz ficou conhecida após criar movimento na internet | Reprodução / Facebook

A jornalista Nana Queiroz, idealizadora da campanha "Eu não mereço ser estuprada", que mobilizou milhares de mulheres nas redes sociais, após a divulgação da pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), é uma das convidadas para audiência pública sobre dados de estupro no Brasil que ocorrerá no Senado Federal.

A audiência será realizada em conjunto pela CDH (Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa) e pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais), na próxima terça-feira (15). A sugestão foi feita pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora especial da Mulher no Senado.

Nesta quinta-feira (10) a jornalista do DF foi recebida pela presidente Dilma Rouseff no Palácio do Planalto. Dilma recebeu representantes de 32 entidades de juventude, uma mobilização pela reforma política parecida com a da campanha das Diretas Já, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência.

A repercussão

Na divulgação inicial da pesquisa, em março, o Ipea chegou a informar que 65% dos entrevistados haviam concordado com a afirmação de que mulheres com roupas curtas merecem ser atacadas. O índice correto, no entanto, é de 26%. O instituto atribuiu o erro a um problema na tabulação dos dados.

A pesquisa do Ipea também indicou que 58,5% dos entrevistados concordam com a ideia de que "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros." Segundo o Ipea, apesar do erro, as conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, "ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES