Caminhada chama atenção da sociedade para a Esclerodermia

A Esclerodermia é uma doença autoimune multissistêmica

Jornada | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acontece no sábado, 29, pelo Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia, a 1ª Caminhada e Pequenique para chamar a atenção da sociedade para a doença. O evento acontece a partir das 9h, no Parque da Cidadania. A programação inclui a caminhada, piquenique e palestras sobre os temas variados, com entrada gratuita.

A Esclerodermia é uma doença autoimune multissistêmica que em sua evolução provoca inflamações crônicas, enrijecimento das articulações, acomete órgãos internos, e causa lesões na pele. A doença, que atinge quatro vezes mais mulheres na fase adulta do que os homens, também se manifesta em crianças e é sigilosa, portanto de difícil diagnóstico. Ela se divide em dois tipos: Esclerodermia sistêmica, que afeta a pele, os órgãos e sistemas internos do organismo; e a localizada, que afeta uma área determinada da pele.

Com o intuito de conscientizar a população sobre a doença com atividades dinâmicas, o evento promovido pela Associação Brasileira dos Pacientes com Esclerodermia e Doenças Relacionadas (ABRAPES) convida a todos os membros da categoria médica, sociedade em geral para prestigiar a ação, que também ocorre em vários outros estados do país.

Cleudiceia Maria de Lima Mesquita, representante da ABRAPES – PI, ressalta a importância da associação no Piauí, para dar apoio aos pacientes. "A partir das 9h da manhã estaremos no Parque mostrando nossa cara para que a população conheça um pouco mais dessa doença tão rara que acomete um entre cada 100 milhões de pessoas no mundo", disse. Ela também pediu apoio de autoridades e da população em geral, para participar do evento. 

 A ABRAPES foi fundada em 23 de Fevereiro de 2007, mas tem o objetivo de auxiliar os portadores de Esclerodermia, fazendo com que eles tenham conhecimento da sua doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES