Candidata vai à igreja com a mãe, se atrasa e perde prova do Enem

Horas antes do inicio das provas alguns candidatos aproveitaram o momento para realizar uma revisão de alguns assuntos do exame

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fato de a Bahia não ter aderido ao horário de verão não causou muita confusão para os candidatos do Enem neste domingo. Os estudantes aproveitaram a experiência de ontem e chegaram adiantados aos locais da prova. Uma das exceções foi a estudante Adriele Santos que perdeu o horário do exame porque estava na igreja com a mãe em Salvador.

"A culpa foi minha. Ela não queria ir ao culto e eu forcei porque achava que daria tempo. Estou muito triste e desapontada comigo mesma", diz Sidalva Santos, mãe de Adriele.

Horas antes do inicio das provas alguns candidatos aproveitaram o momento para realizar uma revisão de alguns assuntos do exame. "Acho que hoje será o dia mais difícil por causa da redação e da prova de matemática. Por isso, aproveito este momento para revisar. Não quero que nada de errado aconteça no momento da prova", diz Gabriela Gonzales, 19 anos.

A redação é uma das etapas mais temidas por alguns participantes e deve ser elaborada em até 30 linhas, composta por um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.

Terão nota zero as redações que não atenderem ao tema proposto ou forem desenvolvidas em outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo. Além disso, serão zeradas as provas de redação dos candidatos que copiarem os textos motivadores sem desenvolver argumentos próprios.

"Faço todas as questões com tranquilidade, mas quando chega a hora da redação parece que some tudo da minha cabeça e dá um branco geral. Não consigo construir as ideias e termino me perdendo no meio do texto, mas o que me acalma é que estudei muito e estou bastante preparado", afirmou Alisson Bastos, 17 anos.

Para a estudante Amanda Souza, 18 anos, que quer ser aprovada para o curso de dança na Universidade Federal da Bahia, a maior preocupação dos candidatos deve ser com as pegadinhas que certamente cairão na prova de português. "O Enem tá muito bem elaborado e para mim a atenção é fundamental para não se confundir por besteira. O lance é ler mais de duas vezes a mesma pergunta e somente marcar quando tiver absoluta certeza", opinou.

Além do acesso à universidade, o Enem é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Ciência sem Fronteiras. A pontuação do Enem também servirá para a aquisição do certificado de conclusão do ensino médio para alunos maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade adequada.

A certificação é realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelos Institutos Federais de Educação que aderiram a essa modalidade, de acordo com as portarias editadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicada em maio deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES