Caso Henry: pai faz abaixo-assinado para aumentar pena

O projeto de lei aumenta de um terço até metade no caso de crimes cometidos por pais ou pela madrasta ou o padrasto.

Menino Henry foi morto após sofrer agressões do padrasto | Divulgação Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pode elevar a pena para crimes cometidos por padrastos. É o PL 1386/2021, conhecido como Lei Henry Borel. Na tentativa de pressionar para aprovação da lei, Leniel Borel, o pai do pequeno Henry, de 4 anos, morto após sofrer agressões do padrasto, criou um abaixo-assinado on-line no domingo (18). 

O projeto aumenta de um terço até metade no caso de crimes cometidos por pais ou pela madrasta ou o padrasto. Até as 17h de hoje (19), após 18 horas de publicada, já havia 14 mil assinaturas.  

"A votação deste Projeto de Lei que leva o nome do meu filho, Lei Henry Borel, não o trará de volta, nem amenizará a dor da sua ausência, mas será um avanço na luta contra o assassinato de crianças pelos seus pais e/ou companheiros, e mostrará ao Brasil que a vida do meu filho não foi só para tirar esses monstros de circulação (Dr Jairinho e Monique), mas sim para, de alguma forma, com penas mais duras, ajudar a prevenir e punir, este tipo de violência inimaginável, que é mais comum no Brasil do que se pensa", escreveu o pai de Henry na justificativa do abaixo-assinado.

O menino Henry foi morto em 8 de março após sofrer agressões do médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido). O caso Henry, como ficou conhecido, ganhou grande repercussão. O vereador e a professora Monique Medeiros da Costa e Silva, padrasto e mãe de Henry, estão presos por suspeita de envolvimento na morte da criança.

Em entrevista ao Extra, ele afirmou que o objetivo da campanha, que foi criada com a ajuda de seu advogado, é pedir que o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, acelere a votação do projeto.

"A gente precisa de alguma forma endurecer a lei desse país para que isso não volte a acontecer. Por isso que eu decidi, junto com meus advogados, criar essa petição online para pedir que acelere a votação dessa lei para que a gente tenha uma medida urgente para que as pessoas pensem duas vezes antes de cometer esses crimes bárbaros"

Abaixo-assinado quer aprovação de lei para aumentar pena por agressões a crianças | FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal

Penas mais duras

Na semana passada, o Congresso aprovou o regime de urgência para o projeto de Lei 4626/20, também do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), autor do Projeto de Lei 1386/2021. A PL muda o parágrafo 8 do artigo 121 do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal Brasileiro e determina que a pena para crimes contra menores de 14 anos seja aumentada de 4 a 12 anos para 8 a 14 anos, se as ações resultarem em morte. O texto também agrava a pena atual para abandono de incapaz, que é de seis meses a três anos de detenção, passando para dois a cinco anos de reclusão. Se o abandono resultar em lesão corporal grave, a pena passa a ser de três a sete anos de reclusão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES