Catadora de piolhos ganha R$ 70 por hora e atende na casa dos clientes

Mulher ganha a vida catando piolho e se orgulha da profissão: ‘Eu combato uma praga’

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Não cato piolho na cabeça dos outros nem me pagando?, diriam 9 em cada 10 pessoas. Anna Paula Braga é uma das únicas que nunca vai soltar essa frase, ou estará cuspindo no prato que comeu. A carioca ganha a vida procurando os insetos, fio por fio, no cabelo de crianças, adolescentes e até de adultos. Isso mesmo. Sua profissão, ela diz sem vergonha nenhuma, é catadora de piolhos.

? Não é bárbaro isso que eu faço? Eu combato uma praga! As minhas filhas morrem de vergonha, mas eu nunca tive. Qualquer trabalho tem o seu lado negativo ? diz.

Apesar da vergonha, as três filhas são as ?culpadas? por Anna ter entrado de cabeça nesse negócio. Ela catava os piolhos delas e das amiguinhas de escola com paciência de jó. Até que, há oito anos, seguindo uma ideia da mãe, resolveu transformar em profissão o que para muitos é nojento. A catadora de piolhos cobra R$ 70 por hora e atende na casa dos clientes, permitindo que crianças assistam televisão, usem o computador, joguem video-game ou façam o dever de casa enquanto ela trabalha.

? Com a correria do dia a dia, os pais não têm mais tempo de olhar a cabeça do filho como se deve. É um trabalho muito cuidadoso. Se eu não acabo com todos os piolhos, tiro 99% deles ? garante Anna, que só não aceita um tipo de cliente: ? Eu não cato em quem tem dread. Nesse tipo de cabelo não entra nem pente, como vou catar piolho? ? brinca.

Anna Paula não é só catadora, como também uma estudiosa de piolhos. Poucos cientistas sabem mais da vida e da história desses insetos do que ela. Tanto que realiza o seu serviço só com as mãos, um pente fino e uma toalha branca. Nada de remédios, vinagre, alfazema ou algo do tipo.

? Nada disso funciona. As lêndeas e os piolhos menores não morrem com remédio. Sem contar que o álcool presente na fórmula queima o couro cabeludo ? afirma.

Mas só catar não adianta:

? O piolho vive fora da cabeça enquanto tiver sangue na barriga. Por isso, tem que lavar toalhas e roupa de capa e passar água e vinagre no chão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES