Ceará apresenta redução de 63% nos nos roubos de cargas em 2019

Só em dezembro, a queda foi de 67%, passando de nove casos para três

Avalie a matéria:
|

Mais um indicador criminal obteve um balanço positivo no Ceará, em 2019. Assim como já vinha ocorrendo mês a mês, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) contabilizou uma redução de 63% nos roubos de cargas, indo de 244 casos para 90 durante os 12 meses. Assim como o roubo de veículo, que também fechou o ano com números positivos, esse recorte está inserido no Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP), que chegou ao seu 31° mês seguido de retração.

É importante destacar, inclusive, que o ano de 2018 já havia fechado com um balanço positivo se comparado a 2017, com queda de 21,3% (310 crimes, em 2017, contra 244 em 2018). Para o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), isso mostra como a integração, entre a tecnologia, a cultura policial e a inovação trazem grandes resultados para o Estado.

“No Ceará, nós utilizamos a política de combate à mobilidade do crime, que se alicerça em três pilares. O primeiro é a tecnologia, por meio do Spia (Sistema Policia Indicativo de Abordagem), que é a ferramenta que integra todas as câmeras e sensores do estado e utiliza técnicas de inteligência artificial para entregar informações em tempo real às Polícias Civil e Militar. O segundo pilar é a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), que por meio do monitoramento também em tempo real, juntamente com a Polícia Militar, consegue dar respostas rápidas aos crimes em andamento, conseguindo um bom resultado com prisões e apreensões. E o terceiro é a parte de investigação, especialmente por parte da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, que consegue fazer um grande trabalho sobre os grupos criminosos, mapeando os pontos sensíveis do Estado e direcionando os esforços visando a desarticulação desses esquemas ilícitos”, explica.

Mês a mês

Só em dezembro, a queda foi de 67%, passando de nove casos para três. Em novembro, a diminuição foi de 11 para sete, correspondendo à redução de 36%. Outubro também foi um período com balanço positivo, apresentando redução de 67%, caindo de 15 para cinco casos.

Em setembro (-60%), caindo de 20 para oito casos; agosto (-78%), diminuindo de 23 para cinco; julho (-53%), diminuindo de 19 para nove casos. Em junho, foram 26 crimes contra seis (-77%); em maio (-60%) foram 30 roubos, em 2018, contra 12 casos registrados no mesmo período do ano passado; e abril (-45%) reduziu de 26 para cinco casos. O mês que alcançou melhor redução percentual foi março (-81%), indo de 26 para cinco. Nesse mesmo trimestre, em fevereiro, a retração foi de 52%, indo de 21 a 10 casos. E por último, janeiro, com redução de 63%, indo de 24 para nove casos.(Portal Governo do Ceará)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES