Ceará: no meio do caminho havia muitas flores

Na Serra cearense que abriga lugares únicos de clima frio em pleno Nordeste, de cachoeiras, grutas e passeios históricos, as flores também encantam em roteiros paradisíacos

As flores encantam pela variedade nas plantações no Ceará | Eugênia Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eugênia Ribeiro

Especial para o Mais

No meio do caminho havia rosas, crisântemos, margaridas, begônias, suculentas, gérberas e uma infinidade de outras plantas, com e sem flores, capazes de promover uma verdadeira limpeza no olhar, no coração e na alma. 

Esse paraíso repleto de flores e cores está localizado no município de São Benedito, no Ceará, distante 311 km de Teresina, um pouco mais da metade do caminho para Fortaleza, que era o destino final da viagem.

Para os que valorizam esse tipo de viagem, vale a pena acordar cedo e encarar o friozinho na serra cearense logo no início da manhã para visitar as fazendas e calmamente caminhar entre as fileiras de flores.

As begônias são puro encanto nas estufas de produção/Eugênia Ribeiro

Colorido e beleza

Embora seja um espaço comercial, o colorido e a beleza das flores são um bálsamo para quem sai da cidade grande e busca o relaxamento, a tranquilidade e a paz.

A região da Ibiapaba possui relevo plano, adequado para instalação de estufas e, principalmente, um clima favorável para a produção de flores, cuja temperatura média varia entre 22 e 26°C, fatores que fizeram muitas empresas de flores migrarem para São Benedito, conhecido como a “cidade das flores” e para outros municípios da região.

A Rosas Reijers, a primeira fazenda visitada, foi criada há mais de 30 anos e oferece mais de 50 variedades de flores ao mercado, produzidas na unidade do Ceará e na de Itapeva – MG. 

As flores dos mais diversos tons enchem os olhos dos turistas/Eugênia Ribeiro

Exportação para a Holanda

No total, são 48 hectares de área produtiva que abastecem todo o território nacional, incluindo exportação para a Holanda. 

As rosas são cultivadas em sistema de semi hidroponia, e em picos de produção, são colhidos aproximadamente 170 mil botões ao dia.  

As visitas à fazenda de São Benedito podem ser feitas de 9 às 15h e devem ser agendadas com pelo menos um dia de antecedência.

Beleza presente em cada espécie de flores/Eugênia Ribeiro

100 espécies

Há 18 anos no mercado, a Flora Fogaça é outro local de encher os olhos com a beleza de suas flores, especialmente os crisântemos, o carro-chefe da propriedade. 

Da família Compositae, o gênero possui mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas pelo mundo.  A Flora Fogaça dispõe também de unidades em Fortaleza, Teresina, São Luís e Belém.

As flores se tornaram rota do turismo no Ceará/Eugênia Ribeiro

Passeios

Para quem está em férias, é uma excelente opção sair de Teresina e seguir rumo a Fortaleza, sem pressa, passando por Viçosa, Ubajara e São Benedito, explorar a região, fazer as trilhas que levam às diversas cachoeiras, curtir as belezas de Viçosa com seu ar bucólico, igrejinha do céu, casa dos licores e fazer outra parada para apreciar as flores de São Benedito e dos demais municípios da Ibiapaba. 

É uma oportunidade também para fugir do calor e curtir as possibilidades que as cidades localizadas nas regiões serranas podem oferecer.

Eugênia Ribeiro fez o caminho das flores e dá dicas para quem gosta de curtir a natureza na serra/Pedro Nícolas

**********************

Legenda:

Os crisântemos são algumas das flores mais cultivadas na região

Legenda:

As begônias também reinam nas estufas das fazendas produtores de flores

Legenda:

As estufas mantêm as condições de clima, solo e água ideais

Legenda:

O colorido das flores encanta os visitantes

Legenda:

Os trabalhadores colhem as flores que são exportadas

Legenda:

As trilhas, cachoeiras e morros atraem os turistas mais aventureiros



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES