Fiéis lotam Missa de Páscoa da Ressureição do Senhor

A Arquidiocese de Teresina encerrou a programação religiosa da Semana Santa com a Missa da Ressurreição, presidida por Dom Jacinto Brito

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com os cristãos, todo domingo é um dia pascal, porque simboliza e evoca, no ritmo cristão das semanas, o primeiro dia do mundo novo inaugurado com a Ressurreição de Cristo. O Domingo de Páscoa é, nesse sentido, o paradigma de todos os domingos. Por isso proclama a Liturgia: ?Este é o dia que o Senhor fez! Exultemos e cantemos de alegria!?.

Seguindo esse pensamento sobre o Domingo da Ressurreição do Senhor, a Arquidiocese de Teresina encerrou a programação religiosa da Semana Santa com a Missa da Ressurreição, presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina. Das 8h às 9h da manhã, centenas de fiéis compareceram a Catedral de Nossa Senhora das Dores e celebraram, neste domingo (31), segundo a bíblia, a inauguração de um novo tempo.

Para o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, o domingo é o dia dos dias. ?Hoje é a festa da vida. Dia de renovar a fé cristã. Embora muita gente faça hoje a festa do chocolate, nós preservamos a ideia de que, na verdade, o ovo guarda a vida. A igreja elegeu o ovo como símbolo da Páscoa porque ele guarda a vida?, coloca.

Dom Jacinto Brito ressalta ainda que nas celebrações da Arquidiocese este ano, o número de fiéis aumentou consideravelmente. ?Uma parcela de pessoas que não são diretamente atingidas pela evangelização não comparecem às atividades religiosas da Semana Santa e preferem aproveitar esses dias de outras maneiras, mas o que percebemos este ano foi que teve um aumento quantitativo e qualitativo na participação das pessoas nesses momentos?, frisa, ao ressaltar que os próprios fiéis vão conclamando a participação de mais pessoas.

Para a costureira Guilhermina Pereira, acompanhar as celebrações durante esse período já é tradição. ?Acredito que a nossa fé vai além de tudo que acontece ao nosso redor e é preciso entender isso. Hoje, por exemplo, é o dia da ?passagem?.?Passagem? da morte para vida e vem disso o símbolo do ovo de Páscoa, pois o ovo gera vida, novo ser?, comenta.

A Arquidiocese de Teresina teve, em todas as suas paróquias, os atos litúrgicos do período, porém alguns momentos foram realizados em comum para todas as comunidades. A Missa e Bênção dos Santos Óleos a serem usados no Batismo, na Crisma e na Unção dos Enfermos, presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina; e a Procissão do Senhor Morto, aconteceram na Catedral Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES