Centro de Convenções de Teresina é reaberto após 13 anos; fotos!

Em noite de inauguração, autoridades e convidados prestigiam o primeiro show da nova fase do equipamento público. A atração é Geraldo Azevedo.

Novo Centro de Convenções de Teresina | Nayra Macêdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Novo Centro de Convenções de Teresina abriu as suas portas após uma espera de 13 anos. O local, que foi completamente revitalizando após uma parceria público-privada (PPP) da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), retorna a receber shows e eventos neste sábado (12). 

Novo Centro de Convenções de Teresina Foto: Raíssa Morais 

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que o Centro de Convenções é um divisor de águas no seu governo. “Fico feliz em conseguir entregar esse espaço tão importante. Tentamos muito no terceiro mandato, mas no quarto foi uma realidade através do trabalho da Suparc e da Sefaz com nossas equipes”, ressalta.

Governador Wellington Dias Foto: Raíssa Morais 

Wellington Dias e Regina Sousa Foto: Raíssa Morais

Fred Freitas, diretor-presidente da  DMDL afirmou: “Nos últimos 10 anos fizemos eventos importantes. Fizemos Copa das Confederações,  por exemplo. Mas nada nos dá mais felicidade do que apoiar o governo em algo tão importante. O governador Wellington Dias é um líder de muita humildade e assumimos o compromisso de tornar um sonho piauiense realidade. A felicidade de ser tão bem recebido num Estado tão acolhedor é gratificante. A superintendente Viviane Moura e os secretários Flávio e Rafael. Entregamos o equipamento antes do prazo, em 11 meses. Temos 34 eventos na agenda. Agradeço a Paulo Guimarães e Wrias Moura pela parceria comercial irrestrita”,

Fred Freitas, diretor-presidente da  DMDL Foto: Raíssa Morais 

O secretário de Fazenda e pré-candidato ao Governo do Estado, Rafael Fonteles afirmou que esse é um movimento positivo para a economia do Piauí. “Um dia histórico. Essa casa é muito importante para o nosso povo”, disse Fonteles.

Rafael Fonteles Foto: Raíssa Morais 

Wrias Moura, diretor da Kalor Produções, ressaltou a importância da parceria com a DMDL e o poder público. “O Governo do Estado do Piauí acertou muito em fazer uma parceria público-privada para gerir o Centro de Convenções. É um negócio que o mercado privado tem mais vocação para fazer. Esse espaço vai transformar o Piauí, enriquecendo com cultura, entretenimento e conhecimento”, disse.

Wrias Moura Foto: Raíssa Morais 

O senador Marcelo Castro (MDB) falou sobre a importância do retorno do Centro de Convenções. “É um marco para nossa cidade. Teresina merece um espaço como este pelo porte da nossa capital. O governador Wellington Dias fez de tudo para reabrir esse espaço. Demorou não por culpa do governo, mas por entraves com a empresa que fazia a reforma demorou. Agora o Piauí recebe de volta, com muito orgulho”, avalia.

Senador Marcelo Castro Foto: Raíssa Morais 

Prestigiando o evento, o secretário  de Estado do Turismo (Setur), Flávio Nogueira Jr., afirma que o local foi reformado com estrutura moderna. “Eu não poderia deixar a secretaria sem que o Centro de Convenções ficasse pronto. É um equipamento público que orgulha o povo do Piauí”.

Secretário  de Estado do Turismo (Setur), Flávio Nogueira Jr. Foto: Raíssa Morais 

O cantor Geraldo Azevedo embalou seus sucessos na noite de reabertura do Centro de Convenções de Teresina.

Cantora Soraya Castelo Branco Foto: Raíssa Morais 

Em retorno triunfante, o evento recebeu autoridades e convidados para o show de Geraldo Azevedo, que inagura o palco do Teatro Teresina, que foi completamente renovado com infraestrutura de ponta que inclui cenografia, acústica e técnicas inovadoras de iluminação.

Novo Centro de Convenções de Teresina Foto: Raíssa Morais

Novo Centro de Convenções de Teresina Foto: Raíssa Morais

Novo Centro de Convenções de Teresina Foto: Raíssa Morais 

Novo Centro de Convenções de Teresina Foto: Raíssa Morais

Novo Centro de Convenções de Teresina Foto: Raíssa Morais

Para Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões, este é um momento de resgate da memória afetiva do piauiense. "Tem um significado gigante em diversos aspectos. O CCT representa muito para todo o Piauí. Eu fico arrepiada, porque é o resgate de algo que ficou marcado no nosso emocional. Eu mesma colei grau no Centro de Convenções", explica.

O Novo Centro de Convenções é um instrumento importante para fomentar vários setores da economia. 

"Grandes e pequenos negócios são beneficiados. Eventos demandam rede hoteleira organizada, táxi, motoristas de aplicativo, restaurantes, aeroporto. Mexe com várias cadeias econômicas e potencializa isso, aumentando a circulação de pessoas na cidade. Estamos reinserindo Teresina na rota dos eventos nacionais e internacionais", aponta Viviane. 

Histórico do Centro de Convenções de Teresina

O início de tudo... 

O Centro de Convenções de Teresina é um prédio em arquitetura moderna inaugurado no ano de 1976. O espaço, localizado no Centro Cívico da cidade, entre o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Teresina, foi palco de celebrações importantes ao longo de 30 anos. 

Para coroar, o artista plástico Nonato Oliveira foi convidado para fazer o painel "Turismo no Piauí" na época da construção, que retrata o povo piauiense no ápice do regionalismo. Com estrutura completa para diversos tipos de eventos, o espaço recebeu shows, feiras, formaturas, casamentos e celebrações que marcaram a vida de muitas pessoas. 

Portas fechadas

Em 2008 o espaço fechou as portas para uma reforma, que se estendeu durante 13 anos. Em razão de problemas de ordem jurídica, os serviços de requalificação paralisaram e o prédio ficou abandonado, se tornando um símbolo de saudosismo para aqueles que viveram bons momentos naquele endereço ali na Avenida Marechal Castelo Branco, às margens do Rio Poti. 

A esperança está de volta…

Em setembro de 2019 a esperança voltou para aqueles que acreditam no retorno triunfal do Centro de Convenções de Teresina. Iniciou-se o processo de estudos de viabilidade para uma concessão, através de uma parceria público-privada, sob responsabilidade da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI). 

Depois de audiências públicas e licitação, o contrato foi assinado com a DMDL em junho de 2021. Hoje, em menos de um ano, o Novo Centro de Convenções é entregue para a população com os espaços completamente reformados. Inclusive o painel de Nonato Oliveira, que foi restaurado pelo próprio artista com uma equipe de grafiteiros que retocaram as cores originais. 

Um Novo Centro de Convenções para Teresina

O Novo Centro de Convenções de Teresina reabre as portas no dia 12 de março de 2022 movimentando a cena cultural da cidade. Com dezenas de eventos marcados na agenda, o local retorna para suprir um vácuo existencial que durou mais de uma década. O espaço retorna com concertos aclamados pelo grande público. 

Na inauguração, Geraldo Azevedo. Na agenda já estão confirmados Alcione e Pitty. Além disso, a Exponor, a maior feira de supermercados do Nordeste, também está confirmada no espaço. Muito mais vem por aí com a parceria com a Kalor Produções, a maior produtora de eventos do Piauí. 

Estrutura de ponta

Além de toda reforma na estrutura física, foram adquiridos para o Centro de Convenções modernos equipamentos de refrigeração de ambientes e de iluminação, que deixaram o espaço condizente aos novos tempos. O prédio de 1976 hoje conta com tecnologia de ponta. O sistema de iluminação será de LED e vai proporcionar maior economia de energia. 

O Centro de Convenções conta com um teatro e mais quatro espaços nos quais o público pode participar de diversos eventos simultaneamente. Apenas o pavilhão térreo conta com 1.470m² e capacidade para 2.200 pessoas e as demais áreas incluem o salão nobre, com 530m² e capacidade para 700 pessoas, auditório que comporta até 240 pessoas e o restaurante com 660m² e capacidade para 400 pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES