Centro Esportivo Almeidão vira Cracolândia na zona Sudeste de Teresina

O local já foi utilizado para a prática de lazer e campeonatos esportivos, mas hoje está completamente deterioado pela ação do tempo e ausência de manutenção

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Esportivo Almeidão, localizado no Bairro Dirceu I, zona Sudeste de Teresina, tornou-se uma verdadeira cracolândia. O local que antes era utilizado para o lazer da comunidade, além de campeonatos esportivos de futebol e outras modalidades, hoje está completamente deteriorado pelo tempo, tomado pelo mato e utilizado por toxicômanos.

O Centro Esportivo Almeidão tem estrutura que inclui quadra de areia, de futsal e um campo. Porém, a estrutura não é mais a mesma. As arquibancadas estão rachadas e as traves completamente deterioradas. Mas são os vestiários e banheiros que estão em pior situação. No chão, muita sujeira, fezes, latas e outros utensílios que denotam o uso de drogas.

Essa situação se arrasta há pelo menos dois anos. Tendo em vista que o espaço foi inaugurado em 2008, a partir de recursos oriundos do próprio Governo do Estado do Piauí, ao custo total de R$ 674.626,28, através da Fundação Estadual de Esporte (Fundespi), a população só usufruiu dos benefícios trazidos pelo Centro Esportivo durante pouco mais de quatro anos.

A principal causa apontada para o abandono é o descaso com a limpeza e poda do mato, que tomou conta de toda a área do ginásio. Desta forma, o esporte ficou impossibilitado de ser praticado, e as pessoas começaram a ter medo de frequentar o local em razão de animais ou criminosos que podem usar a vegetação para se esconder.

Outra consequência do abandono é o furto de tudo o que pôde ser levado. As estruturas elétrica, hidráulica e até mesmo parte do telhado já foram saqueadas. Nem os fios de cobre escaparam da ação dos vândalos, que agem, sobretudo, durante a noite.

Fundespi tem plano de revitalizar centro

Procurada pela reportagem, a Fundação Estadual de Esportes (Fundespi) informa que a última reforma foi feita em 2008, ainda na primeira gestão do governador Wellington Dias (PT). Nos governos posteriores, não foi feito nenhum orçamento para a reforma ou manutenção do espaço. Porém, neste novo mandato, foi realizada uma visita técnica ao local, onde foi determinado que a equipe de engenharia fizesse um novo projeto de uma ampla reforma, que está sendo decidido para ser apresentado ao governo.

A Fundespi também informa que está articulada uma gestão para atuar junto ao novo projeto do espaço. Sobre prazos, não há como mencionar a data de término ou de finalização da reforma, pois o projeto ainda está sendo finalizado.

Moradores dizem que aumentou violência

As pessoas residentes em prédios que ficam no entorno do Centro Esportivo Almeidão afirmam que a violência aumentou consideravelmente após o espaço virar uma cracolândia.

A aposentada M.S.T., que mora há seis anos no local, denuncia o problema.
“Minha funcionária do lar já foi assaltada três vezes voltando do serviço, e sabemos que quem comete esses crimes são pessoas que usam drogas no Centro Esportivo”, afirma.

Ao lado, o também aposentado F.C.D, comenta a situação entristecido. “Aqui ninguém vive bem depois que a droga tomou conta. E não é a polícia que vai resolver isso. Aí só com políticas públicas que funcionem”, lamenta.

CONFIRA MATERIA COMPELTA:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES