Cepro vai estudar Evolução do IDH dos municípios piauienses

O projeto objetiva sensibilizar os governantes e a sociedade civil

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por determinação do governador Wellington Dias, a Fundação Cepro realizará estudo sobre a situação atual e a evolução, por município do Piauí, dos indicadores que constituem a base de cálculo do IDH-M. O estudo terá a assessoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil - que, além do IDH, está propondo o monitoramento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2016-2030 (ODS) - e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que, juntamente com a Fundação João Pinheiro-MG, são os representantes brasileiros no cálculo do IDH-M.

Na segunda (21), às 18h30, no Cineteatro da Assembleia Legislativa será realizado o lançamento do Projeto “Piauí 2022: ODS e IDH+”, com a presença do governador Wellington Dias, do coordenador do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Marco Aurélio Rocha e da coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Andrea Bolzoni.

De acordo com o presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, a orientação do governador Wellington Dias é que a Instituição faça um monitoramento anual de indicadores que têm impactado no cálculo do IDH-M. “Nas conversações preliminares com o Ipea, foi sugerido que contemplássemos em nosso projeto, também, o monitoramento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU/PNUD e acompanhar a evolução e desempenho do IDHM dos municípios piauienses com base nas suas dimensões básicas: educação (conhecimento), saúde (vida longa e saudável) e renda (padrão de vida)”, explica o gestor.

O projeto objetiva sensibilizar os governantes e a sociedade civil, em nível municipal, para a importância de monitorar a evolução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU/PNUD e os indicadores que constituem a base do IDH-M. Além disso, contribuirá para a implementação de políticas públicas que colaboram para melhorar a situação do município em relação aos ODS e aos índices do IDH-M.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES