Cerca de 55 mil animais foram vacinados contra raiva em Teresina

Foram vacinados 54.786 animais, 43.176 cães e 11.610 gatos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou no sábado (30), a primeira etapa da Campanha Urbana de Vacinação Antirrábica em Teresina, contemplando as zonas norte e leste. Foram vacinados 54.786 animais, 43.176 cães e 11.610 gatos, uma cobertura de 92,28%.

A campanha da etapa urbana deste ano foi dividida em dois momentos. As zonas sul e sudeste recebem as equipes de vacinação contra raiva no próximo sábado (07). “Antes contávamos com voluntários, que muitas vezes não compareciam aos postos de vacinação no dia marcado e tínhamos muito trabalho de logística. Este ano somente servidores da FMS trabalham na campanha, para evitar faltas desnecessárias. Queremos dizer à população que terão postos próximos às suas residências, como todos os anos”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

Ela explica ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles. Animais a partir de três meses de idade podem vacinar. Mais de 500 servidores da FMS trabalham nas duas etapas da campanha contra a raiva.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986 e o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

“Temos boa adesão por parte da população, que comparece todos os anos aos postos de vacinação com seus animais. Mas não podemos deixar de ficar em alerta e continuar vacinando para mantermos os bons índices”, alerta Oriana Bezerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES