Chamado de “mulher”, jogador transexual é aceito em clube

Johnny Saelua diz que companheiros da seleção de Samoa Americana o respeitam

Avalie a matéria:
Johnny Saelua fazendo balé nos tempos de colégio | Divulgação

Depois de ajudar sua seleção a ganhar o primeiro jogo oficial da história, o zagueiro Johnny Saelua, de Samoa Americana, ganhou destaque na imprensa mundial. Não por ter feito gol na vitória por 2 a 1 sobre Tonga, pelas eliminatórias da Oceania para a Copa de 2014, na última quarta-feira, mas por se tratar de um jogador considerado transexual.

- A equipe me aceitou, e nós mantemos respeito mútuo. É o máximo, faz parte da cultura - afirmou o zagueiro ao "New York Times".

Contudo, Johnny Saelua não pode ser considerado transexual. Ele nasceu homem, mas de acordo com a cultura da Polinésia, pôde ser criado como mulher (terceiro gênero chamado de "fa"afafine"). Ou seja, não se caracterizou a mudança de sexo, comum nos casos de nova identidade adqurida.

O holandês Thomas Rongen, técnico de Samoa Americana, comentou sobre a atuação do jogador de uma forma curiosa. Segundo ele, seu time jogou com "uma mulher como zagueiro". Além disso, fez questão de ressaltar a importância do assunto ser tratado como norrmalidade por todos, o que poderia ser diferente em outros paises.

- Na verdade, tivemos uma mulher atuando como zagueiro central. Você consegue imaginar isso na Inglaterra ou na Espanha? - comentou.

Samoa Americana voltará a campo nesta quinta-feira, agora para enfrentar Ilhas Cook, a partir de 22h (de Brasilía).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES