SEÇÕES

Chevrolet Cruze x Toyota Corolla: Veja 5 razões para escolher o melhor - O desempenho é semelhante, mas o Cruze é mais ágil

Modelo da GM se mostra mais ágil, conectado e barato que o rival - O desempenho é semelhante, mas o Cruze é mais ágil

Slide 3 de 5

O desempenho é semelhante, mas o Cruze é mais ágil

Siga-nos no

Neste tópico, podemos nos aprofundar na mecânica de ambos. O Cruze tem o conhecido 1.4 turbinado de 153 cv de potência a 5.200 rpm e 24,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, sempre com câmbio automático de seis velocidades. O grande pecado do modelo é não contar com aletas para trocas de marcha atrás do volante. De acordo com a Chevrolet , o modelo pode atingir 100 km/h em apenas 9 segundos.

O 2.0 Dynamic Force do Corolla, por sua vez, desenvolve 177 cv de potência a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm, sempre com transmissão do tipo CVT capaz de simular dez velocidades - com aletas para trocas sequenciais. Pisando fundo, pode acelerar até 100 km/h em 9,2 segundos. Ou seja, o desempenho de ambos é bem aproximado.

O que faz a balança pender para o lado da Chevrolet é o torque, que além de ser maior que o do Corolla, é entregue por completo a 2.000 rpm. Isso significa o Cruze é mais ágil em baixas rotações, com maior entrega de torque nos trajetos em que precisa sair da inércia - ou seja, o meio urbano.

Sabemos que o Corolla poderia ser mais ágil, mas a Toyota optou por um conjunto focado na eficiência. O ciclo Atkinson do motor 2.0 deixa as válvulas de admissão abertas por mais tempo, acarretando na redução da pressão na câmara de combustão. Neste caso, a economia de combustível melhora, mas o torque acaba sendo afetado.

Carregue mais