Chilenos tentam recomeçar a vida após terremoto

Um dos bairros mais afetados da cidade foi Ñuñoa. No local há conjuntos habitacionais ocupados por idosos e aposentados, onde os terremotos causaram d

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chilenos que tiveram suas casas destruídas tentam recomeçar a vida

Enviado por Rivadavia Severo, ter, 09/3/2010 - 19:38

América Latina Catástrofe Natural Segurança

Renata Giraldi

Enviada Especial

Santiago (Chile) ? Os chilenos que tiveram suas casas destruídas pelos tremores de terra em Santiago, a capital, tentam recomeçar a vida. Um dos bairros mais afetados da cidade foi Ñuñoa. No local há conjuntos habitacionais ocupados, principalmente, por idosos e aposentados, onde os terremotos causaram danos consideráveis: derrubaram tetos, racharam paredes e pilastras, destruíram imagens sacras e impuseram o medo.

A empresária de alimentos Ana María Mera mudou com a família inteira para o lado externo do conjunto habitacional e desde o último dia 27 todos vivem em barracas de camping. ?Sobrevivemos com a ajuda de pessoas de boa alma. Temos de tentar reconstruir nossas vidas. Não dá para continuar assim?, disse ela.

O aposentado Luís Fajuri disse que reza constantemente para que não ocorra outro terremoto e chegue a ajuda prometida pelo governo aos mais necessitados. Segundo ele, a pensão que recebe é insuficiente para reconstruir seu apartamento e refazer a vida. Ele dormia quando houve o terremoto de 8,8 de magnitude na escala Richter.

?Não tenho como consertar tantos estragos. Na hora tudo veio abaixo: o teto, os azulejos, os quadros e o chão começou a rachar?, contou o aposentado. ?Quanto vai custar tudo isso? Não tenho para onde ir nem dinheiro. Preciso realmente de ajuda?.

A protética Ana Álvarez, espécie de síndica de um conjunto habitacional, disse que é uma das poucas moradoras que não deixou o local. Segundo ela, todos partiram com medo de novos terremotos. Com uma filha prestes a dar à luz, ela afirmou que decidiu ficar e ?enfrentar? as dificuldades, porque teme deixar seu apartamento e vê-lo saqueado.

?Aqui perto há uma região de tráfico de drogas e roubo. Tudo o que construí está aqui. Não posso arriscar deixar meu apartamento e quando voltar não ter mais nada?, disse Ana Álvarez. ?Mas, sinceramente, tenho medo de ficar aqui?.

De forma semelhante pensa o aposentado Luís Alcazar, que teve a casa parcialmente destruída, mas afirmou que não tem para onde ir e receia que ao deixar o local seja assaltado. ?Moro aqui com minha família há mais de 40 anos. Para onde vou? Recomeçar a vida a esta altura, como??, reagiu ele.

O governo do futuro presidente Sebastián Piñera prepara um pacote de medidas voltado exclusivamente para as vítimas dos terremotos e tsunamis. Uma das propostas é pagar uma espécie de bolsa ajuda no valor de US$ 80. Mas a proposta deve ser submetida ao Congresso Nacional e só depois efetivada. Piñera quer enviar o pacote para apreciação do Legislativo na próxima segunda-feira (15).

Título Home:

Sutiã Home:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES