Chuvas no RS: Número de mortos vai a 37; ao menos 74 pessoas estão desaparecidas

O balanço oficial da Defesa Civil aponta que 235 municípios foram afetados e mais de 24 mil pessoas estão fora de casa devido aos temporais.

Avalie a matéria:
Chuvas no RS: Número de mortos vai a 37; ao menos 74 pessoas estão desaparecidas | Fotos: Concresul e CBMRS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou hoje à tarde que o número de vítimas fatais das chuvas que atingem o estado há quatro dias subiu para 37, com 74 pessoas ainda desaparecidas. Os temporais afetaram 235 cidades, deixando mais de 31 mil desabrigados, dos quais 7.949 estão em abrigos e 23.598 foram desalojados.

BALANÇO DESTA SEXTA-FEIRA

  • Municípios afetados: 235
  • Pessoas em abrigos: 7.949
  • Desalojados: 23.598
  • Afetados: 351.639
  • Feridos: 74
  • Desaparecidos: 74
  • Óbitos: 37

CASA DE BOMBAS SE ROMPE EM PORTO ALEGRE: Uma das casas de bombas encarregadas de drenar as águas pluviais de volta ao Rio Guaíba, em Porto Alegre, sofreu ruptura na manhã de sexta-feira. Como resultado, a inundação invadiu as ruas do Centro Histórico da capital gaúcha, incluindo a Avenida Mauá. A rodoviária da cidade também foi afetada, encontrando-se submersa ao amanhecer. A área de embarque e desembarque da estação ficou inacessível. 

BARREIRAS COMPLEMENTARES: O rompimento ocorreu na comporta 3, uma das 14 comportas em um conjunto que se estende por 24 quilômetros de diques externos, presentes em 23 casas de bombas. Estas operam como barreiras complementares ao muro de concreto erguido no Centro Histórico de Porto Alegre. A construção dessas estruturas teve início após uma grande enchente em 1941, que causou danos significativos à capital gaúcha.

Bombeiros fazem resgate no município de Taquara, no RS, atingido por temporal — Foto: Divulgação / CBMRS 

RIO GUAÍBA PODE CHEGAR A 5 METROS DE ELEVAÇÃO: Durante o comunicado à imprensa na noite de quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite (PSDB) destacou que especialistas do governo têm expectativa de que o nível de elevação do Lago Guaíba alcance a marca de 5 metros, o que representaria um recorde absoluto. Isso teria impactos diretos na capital Porto Alegre.  

PONTO MAIS CRÍTICO: Conforme afirmado pelo governador, o ponto mais crítico está localizado na região do Vale do Taquari, onde já foram georreferenciados mais de 160 pontos, nos quais grupos de pessoas solicitaram socorro e aguardam por resgate. Até o momento, em todo o estado, as equipes de socorro já conseguiram salvar 4.600 pessoas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES