Cidades do Norte do Piauí terão fortes chuvas nesta semana; Veja a previsão

Para Teresina e outros municípios situados mais ao Norte do Piauí, o Inmet emitiu alerta de perigo, podendo haver temporais, com chuva entre 30 e 60 mm/h

Chuvas no Piauí | Vanderson de Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Municípios localizados nas regiões Centro-Norte e Norte do Piauí devem registrar maiores acumulados de chuvas no início desta semana. 

Segundo a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) conjugada com a termodinâmica e umidade disponível formam instabilidades com potencial de chuva mais expressiva nessas regiões.  Com as chuvas, a temperatura deve amenizar nesta semana, com máxima de 31°C na região Norte.

Avisos de risco por causa de temporais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (21), dois avisos de chuvas intensas, alertando para situações de perigo e perigo potencial. 

Aviso laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial) sobre o Piauí nesta segunda e terça | FOTO: Inmet

Os municípios situados nas regiões, Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste piauiense, a exemplo de São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença do Piauí, onde a barragem Mesa de Pedra já sangrou, devem ficar em alerta ao risco potencial em razão da chuva que deve registrar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). 

Para Teresina e outros municípios situados mais ao Norte do Piauí, o Inmet emitiu alerta de perigo, podendo haver temporais, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os alertas são válidos até a manhã desta terça-feira (22). 

Segundo a Semar, a previsão para a quarta-feira é de tempo nublado com trovoadas e chuvas no Norte, Centro-Norte e parte do sudoeste. Nas demais áreas, chove de forma isolada. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES