Clientes de bar usam caminhões para driblar proibição de mesas

Prefeitura proíbe a colocação de mesas nas calçadas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Clientes de um bar e restaurante na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, tiveram uma ideia para driblar a proibição por parte da prefeitura de colocação de mesas e cadeiras na calçada em frente ao estabelecimento.

Na última sexta-feira (3) foram estacionados dois caminhões em frente ao local, e mesas e cadeiras foram colocadas em cima da caçamba, com o atendimento ocorrendo normalmente.

"Foi apenas uma reunião de amigos. Não tivemos a intenção de fazer uma manifestação", explica Sidi Rodriguez, cliente do estabelecimento, que conta ter partido dos donos dos caminhões a iniciativa. "Cheguei por volta das 19h, e eles já estavam lá", completa.

Antes dos caminhões, os clientes já haviam driblado a proibição utilizando tapetes em frente ao restaurante para sentarem na calçada e poderem consumir, na rua, os comes e bebes do estabelecimento.

O restaurante recebeu uma notificação por parte da prefeitura no fim de janeiro, afirmando que não poderia mais ocupar a calçada. Na terça-feira (31), entrou com uma solicitação de licença junto à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU). 

A Lei Complementar nº 377, de 22 de dezembro de 2010, relativa ao Código de Posturas do Município, diz em seu artigo número 135 que haverá licenciamento para "mesas e cadeiras de bares, lancherias, sorveterias e pontos de café, com ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) da largura do passeio público, podendo ocupar somente a área fronteiriça ao estabelecimento". Porém, o inciso 1 faz a ressalva de que alguns pontos da zona central da cidade não receberão essa licença.

O restaurante existe há 10 anos em Caxias do Sul e abre todos os dias, tanto no horário do almoço quanto à noite. Nos finais de semana acontecem shows acústicos. Nos últimos dois anos foi realizado um carnaval de rua no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES