SEÇÕES

Canal Saúde

Informações confiáveis e atualizadas sobre bem-estar, prevenção, tratamentos e qualidade de vida

Lista de Colunas

Periodontites ameaçam saúde bucal de milhões de brasileiros

Inflamação silenciosa da gengiva atinge cerca de 20% dos adultos no país e está entre as principais causas de perda dentária.

Imagem ilustrativa | Divulgação

A periodontite, uma inflamação grave que afeta a gengiva e o osso que sustenta os dentes, é hoje uma das principais causas de perda dentária no Brasil e no mundo. A doença é silenciosa e pode avançar sem dor, dificultando o diagnóstico precoce e aumentando os riscos à saúde bucal.

De acordo com o dentista Antônio Francisco Torres, a periodontite surge a partir da evolução de uma gengivite, ampliando a ação para o osso e os tecidos de sustentação dos dentes. E o maior desafio é conseguir identificar os sinais. “Por ser uma doença crônica, ela acaba sendo assintomática. Ela não gera dor e nem incômodo o suficiente para o paciente procurar tratamento. Normalmente ela só é detectada na visita regular ao dentista ou quando já está em fase mais avançada, aí sim com sintomas mais aparentes, como mau hálito, dentes moles e presença de secreção”, explica o especialista.

Antônio Torres, dentista

Segundo Torres, a evolução da doença costuma ser gradual, mas há fatores que podem fazer ela se agravar mais rapidamente, como fumo, tabagismo, diabetes, entre outros. O dentista destaca que a prevenção é simples e eficaz. Escovação adequada, uso diário do fio dental e consultas regulares ao dentista são as principais formas de evitar a doença. “A má higienização é a principal causa da doença. A falta de cuidado com a escovação é nociva a qualquer paciente, mas é mais grave para pessoas que sofrem com periodontite”, acrescenta.

O tratamento periodontal é feito exclusivamente por especialistas. “São feitas curetagens, orientações para mudanças de hábitos e, quando necessário, há uso de medicamentos. É uma doença que depois de instalada, o tratamento é mais voltado ao controle”, afirma o dentista.

Dados do Ministério da Saúde indicam que milhões de brasileiros convivem com algum grau de doença periodontal, sendo que a perda total de dentes ainda afeta cerca de 34 milhões de pessoas no país. Esse cenário está diretamente relacionado à falta de prevenção e ao diagnóstico tardio de problemas gengivais. “Se você sentir qualquer sangramento ao escovar os dentes, procure um dentista. Ele vai avaliar e encaminhar para um especialista. A periodontite não tem cura, mas pode ser tratada e controlada”, ressalta Antônio Torres.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também