Um fator fundamental, resultado do complexo processo do pensamento humano, é a capacidade para resolução de problemas. Trata-se da habilidade de abordar desafios de maneira eficaz, identificando e implementando soluções. Essa capacidade humana não é inata, mas sim aprendida com o tempo. Pode ser considerada uma das principais soft skills para empreendedores e líderes de negócios, que necessitam saber superar desafios para fazerem seus empreendimentos prosperarem.
Como regra, a resolução de problemas opera como uma escada, com a identificação e a assimilação de dados, informação, conhecimento, ideia e sabedoria. Os dados são elementos de conhecimento isolado, vazios, que não interagem entre si. A informação surge para dar sentido aos dados, para, em um terceiro momento, ser interligada pela estruturação metodológica articulada pelo conhecimento. Já a ideia é como um ponto isolado para a solução do problema, um insight ao final da estrutura do conhecimento. Chegando ao seu ápice, a sabedoria compreende a capacidade de transitar por todos os pontos e estruturas de conhecimento, de forma mapeada e consciente, para a solução de um problema.
Pela sua natureza rica e próspera, a sabedoria constitui um ideal aspiracional de muitas linhas filosóficas tradicionais, tanto ocidentais quanto orientais, e o mundo tem explorado e promovido a sabedoria como um caminho para uma vida mais significativa e bem-sucedida. A sabedoria demanda a aceitação da incerteza da vida, a busca pelo autoconhecimento, a manutenção de um estado de humildade, o respeito à diversidade (capacidade de apreciar diversas culturas e experiências) e a condução de uma vida equilibrada e moderada, evitando extremos e impulsos prejudiciais.
O caminho para a resolução eficaz de problemas é longo, e seu manejo depende de muitos fatores que devem estar conjugados. O tempo representa um importante aliado nesse processo, o que não significa afirmar que pessoas mais jovens tenham pouca sabedoria ou que pessoas mais velhas possuam muita sabedoria. Sem o conhecimento e as experiências necessárias, além da adoção das posturas elencadas anteriormente diante das situações-chave da vida, nenhum ser humano conseguirá exercer suas capacidades e, consequentemente, evoluir suas potencialidades. Ter sabedoria nos negócios, da mesma forma, exige tempo, prática e dedicação.
- crescimento profissional
- criatividade
- raciocínio crítico
- sabedoria nos negócios
- aprendizagem contínua
- filosofia
- desenvolvimento pessoal
- inteligência emocional
- gestão de negócios
- solução de desafios
- habilidades interpessoais
- tomada de decisão
- autoconhecimento
- conhecimento
- sabedoria
- liderança
- empreendedorismo
- soft skills
- pensamento humano
- resolução de problemas