“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu asseguro que eles já receberam a sua plena recompensa. Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então, seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” (Mateus 6:5-6)
Por quais razões Deus não fala com quem está em pecado? Começo este devocional a partir de uma questão que procurarei responder à luz da Bíblia.
O primeiro argumento é que, desde o pecado original de Adão e Eva, o ser humano foi afastado de Deus. O homem e sua mulher viviam em perfeita harmonia com o Pai. Para eles foi criado o jardim do Éden, onde havia convivência pacífica entre Adão e Deus. Contudo, a transgressão causou a expulsão do casal da presença do Pai:
“Por isso, o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.” (Gênesis 3:23-24)
O segundo argumento é que o Pai somente faz morada em quem crê na Sua palavra — Jesus Cristo — e se arrepende dos pecados. Para isso, Ele enviou o Seu Filho unigênito, para que todos os que Nele creem não pereçam, mas tenham a vida eterna:
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou.” (João 14:1-4)
A Bíblia nos ensina que o pecado afasta o ser humano de Deus; não há meio-termo. Pecado sem arrependimento é distanciamento do Pai.
Contudo, na Sua infinita bondade e misericórdia, Deus enviou Jesus Cristo para tornar possível o restabelecimento da relação do homem com Ele. Jesus é o único caminho ao Pai; é por meio Dele que podemos nos relacionar com Deus.
Os anjos e a espada flamejante, que guardavam o caminho da árvore da vida no Éden, agora cedem lugar à obra redentora de Cristo. Somente por Ele é aberta a porta do paraíso eterno.
Deus está à espera dos que creem em Seu Filho e se arrependem dos pecados. Nesses, o Pai habita, com eles conversa e ouve suas orações. Para esses, Jesus é o caminho para a árvore da vida — a vida eterna.