SEÇÕES

Painel Agro

A coluna é sua fonte confiável de notícias, análises e dicas em agricultura, pecuária, economia e política no agronegócio

Lista de Colunas

EUA: Apreensão é crescente entre produtores rurais com subsídio que ainda não tem data para chegar

Na última quinta-feira (25), o ex-presidente Donald Trump afirmou que pretende usar parte dos recursos obtidos com as tarifas para apoiar os agricultores, reconhecendo as perdas do setor.

Entenda a crise no setor agrícola dos EUA, especialmente para produtores de soja | Reprodução

O setor agrícola dos Estados Unidos vive um momento difícil, especialmente os produtores de soja, devido à guerra comercial entre o país e a China. Mesmo com negociações em andamento, as tarifas continuam afetando diretamente o campo. Desde maio, a China — maior compradora da soja americana — não importa o grão dos EUA e concentra suas aquisições na América do Sul, principalmente no Brasil.

Na última quinta-feira (25), o ex-presidente Donald Trump afirmou que pretende usar parte dos recursos obtidos com as tarifas para apoiar os agricultores, reconhecendo as perdas do setor. “Pegaremos parte desse dinheiro e entregaremos aos produtores, que estão sofrendo por um curto período, até que as tarifas passem a trazer benefícios”, disse na Casa Branca.

Um dia depois, a secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, anunciou a compra de 417 mil toneladas de grãos, entre sorgo e milho, para ajudar produtores e reforçar programas de segurança alimentar internacionais. A medida foi divulgada durante o Ag Outlook Forum, em Missouri.

Rollins destacou que os custos de produção subiram de forma acentuada desde 2020: plantio (18%), combustíveis (30%), mão de obra (47%), energia elétrica (36%), manutenção de máquinas (45%) e fertilizantes (37%). Ela também apontou que o setor de pecuária enfrenta dificuldades, com o menor rebanho em 75 anos.

Apesar dos anúncios, ainda não há definição sobre quando e em que valor a ajuda financeira chegará aos agricultores. O Departamento de Agricultura (USDA) informou que o plano de pagamento está em análise e deve ser divulgado em breve.

A situação preocupa produtores como Joel Schreurs, de Minnesota, que calcula prejuízo de até US$ 170 mil em uma área de mil acres de soja. “As pessoas não percebem a necessidade de mais mercados, preços melhores ou algum tipo de compensação”, afirmou.

Durante o primeiro mandato de Trump, os agricultores receberam quase US$ 30 bilhões em subsídios. Especialistas avaliam que, desta vez, o acesso aos recursos pode ser mais limitado, já que parte das tarifas ainda é contestada na Suprema Corte americana.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também