Gracinha vai para a base com direito a "joinha"
Veio o "joinha" de Gracinha Mão Santa. A deputada estadual de Parnaíba esteve no Palácio de Karnak na quinta-feira (22) em audiência - fora da agenda - com o governador Rafael Fonteles, levada pelo colega João Mádison (MDB).
O encontro de Gracinha e Rafael contou com as participações do presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), e com o pré-candidato a deputado federal Zé Santana (PT). Ela deve se filiar ao MDB e já é considerada da base de Rafael.
Rafael já autorizou demandas
Na conversa com Rafael, Gracinha apresentou demandas de obras e projetos voltados para a Planície Litorânea, que foram prontamente atendidas pelo governador.
A deputada também foi recebida pelo secretário estadual de Comunicação, Marcelo Nolleto.
Dodradinha com Zé Santana
A deputada Gracinha vai fazer dobradinha com o candidato a federal Zé Santana. Ele se reforça bastante na Planície Litorânea, onde ela tem força inequívoca.
PP de Francisco
Gracinha não vai buscar o brusco rompimento. Sua saída do PP de Ciro Nogueira será consolidada apenas no período da janela partidária, em 2026.
Fato é que a parlamentar culpa, em parte, o Progressistas pelo rompimento em Parnaíba com o prefeito Francisco Emanuel.
Reação de Ciro
"Sempre quem tem de julgar é o tempo e o povo". Essa foi a resposta do senador Ciro Nogueira à coluna sobre a ida de Gracinha para a base de Rafael Fonteles. Ele viu a foto do encontro do Karnak enviada pela coluna.
Edinho e Humberto vem a Teresina
O presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, e o candidato de Lula a presidente da sigla, Edinho Silva, virão juntos a Teresina na primeira quinzena de junho para reforçar a candidatura do deputado Fábio Novo no Estado.
Os três se reuniram em Brasília e Edinho conversou longamente com Novo. Os dois são da mesma tendência, a CNB. O presidente do PT, João de Deus, e o deputado federal Dr. Francisco participaram do encontro.
"Nós falamos que a meta do PT no Piauí em 2026 é eleger 5 deputados federais e 15 deputados estaduais", disse Fábio Novo, que está em plena campanha no Estado para vencer a disputa no dia 6 de julho.
Thanandra aderiu a Rubens Vieira para estadual
A suplente de vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) aderiu à reeleição do deputado estadual Rubens Vieira (PT). O padrinho da aliança é o vereador e secretário estadual Gustavo de Carvalho (PT).
A ex-vereadora Thanandra obteve 3.330 votos e é referência na causa animal. Graças a ela a capital ganhou seu primeiro hospital veterinário.
O enteado de Thanandra, o vereador Samuel Alencar (UB), deve sair candidato a estadual para ajudar a chapa da federação entre PP e União Brasil no próximo ano. Ele é filho do vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos).
Zé Fernando crava: chapa da oposição vai eleger 7 estaduais
Pré-candidato a deputado estadual com o apoio direto do senador Ciro Nogueira, Zé Fernando crava: a chapa da oposição vai eleger 7 deputados estaduais, mesmo número de 2022.
Zé Fernando avalia que, com a saída da sigla da maioria dos nomes eleitos em 22 (como Marden Menezes, Dr. Thales e Bárbara do Firmino), novos rostos vão predominar entre os eleitos. "Eu estou trabalhando para estar entre os 7", conta. Ele renuncia ao mandao de prefeito em Nossa Senhora dos Remédios no dia 22 de julho.
Ana Paula tem nova adesão
A deputada estadual Ana Paula (MDB) ganhou nova adesão em Teresina. Trata-se do suplente de vereador Patrício Guilherme (UB), que conseguiu 709 votos na capital.
Ele está em uma diretoria da Semcaspi e já foi candidato a vereador na capital em três oportunidades. "Veio para reforçar nosso time. Ele possui atuação política na região da Grande Pedra Mole e Grande Socopo", conta ela.
Carpejane na SADA e Evilásio na Câmara
O vereador Carpejane Gomes (Podemos) deve substituir Fábio Abreu na SADA quando ele sair para sua campanha de deputado federal no próximo ano.
Na Câmara de Teresina, no lugar de Carpejane, assume o advogado Evilásio. Assim, Abreu ganha também o apoio do advogado e mantém em seu lugar um aliado de confiança.
Jantar de Júlio: 156 prefeitos
O deputado federal Júlio César (PSD) reuniu em Brasília, em jantar de confraternização, 156 prefeitos piauienses, além de secretários e ministros de Lula.
Ele será candidato ao Senado pela base do governador Rafael Fonteles.
Missão na Índia
O secretário da Administração e presidente do Consad, Samuel Nascimento, foi recebido pelo embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Felix da Nóbrega, em Nova Délhi.
O encontro fez parte da missão oficial liderada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) ao país asiático, que busca referências em inovação e transformação digital na gestão pública.
Samuel conta que foram discutidas oportunidades de cooperação internacional e o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Índia, com foco em tecnologia e modernização do serviço público.