Com risco de chuvas intensas, frente fria avança e deve atingir vários estados do Brasil

Acumulados de até 100 mm previstos no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, com risco de enchentes e deslizamento

Avalie a matéria:
Temperaturas podem cair até 15°C em São Paulo e 12°C no Rio de Janeiro até o domingo. | Marcelo Camargo

Após um mês de intensa onda de calor, o Brasil deve experimentar temperaturas abaixo da média nos próximos dias. Conforme a Climatempo, uma nova e potente frente fria avançará pelo país a partir desta sexta-feira (24), trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul.

A sucessão de frentes frias que atingiram o Brasil desde o dia 10 ajudou a enfraquecer o bloqueio atmosférico que estava em vigor desde 22 de abril. Embora não tenham mantido as temperaturas baixas por muito tempo, essas frentes deslocaram o sistema de alta pressão para o oceano, restabelecendo a normalidade, com frentes frias avançando do Sul para outras regiões.

DESLOCAMENTO PARA O SUL

Segundo a Climatempo, a nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai e está rapidamente se deslocando pelo Sul. Ainda nesta sexta-feira, o sistema atingirá o Sudeste, passando por São Paulo e pelo Espírito Santo no sábado (25). A massa de ar polar trará chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e sul dos estados do Centro-Oeste.

Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, explica que as baixas temperaturas previstas para o fim de semana são resultado da combinação de três fatores: chuva persistente, céu nublado sem sol e forte atuação do ar polar.

MUITA CHUVA

Com a chegada desta nova frente fria, as chuvas retornarão ao Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e boa parte de Santa Catarina, com ventos de até 100 km/h. Estas tempestades foram classificadas pelo Inmet como de "perigo" em um aviso meteorológico laranja.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para a alta possibilidade de enchentes nas mesorregiões Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre. Em áreas próximas à Lagoa dos Patos, os acumulados podem chegar a 150 milímetros até o final desta sexta-feira. A situação é preocupante devido ao nível elevado dos rios na região.

SITUAÇÃO DE PORTO ALEGRE

Em Porto Alegre, o nível do Lago Guaíba, embora tenha baixado nos últimos dias, pode voltar a subir com os novos temporais. Há também um alto risco de deslizamentos na região Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste Rio-grandense, especialmente na Serra Gaúcha, devido à saturação do solo.

A frente fria avançando para o Sudeste nesta sexta-feira provocará uma queda acentuada nas temperaturas em algumas cidades. Em São Paulo, a máxima prevista para sexta ainda é de 31°C, mas no fim de semana, as temperaturas podem cair até 15 graus, não ultrapassando 18°C no sábado e 16°C no domingo. No Rio de Janeiro, a máxima de sexta é de 35°C, enquanto no domingo deverá ser de 23°C.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES