Com risco de chuvas intensas, frente fria avança e deve atingir vários estados do Brasil

Acumulados de até 100 mm previstos no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, com risco de enchentes e deslizamento

Avalie a matéria:
Temperaturas podem cair até 15°C em São Paulo e 12°C no Rio de Janeiro até o domingo. | Marcelo Camargo

Após um mês de intensa onda de calor, o Brasil deve experimentar temperaturas abaixo da média nos próximos dias. Conforme a Climatempo, uma nova e potente frente fria avançará pelo país a partir desta sexta-feira (24), trazendo chuva e frio principalmente para os estados do Centro-Sul.

A sucessão de frentes frias que atingiram o Brasil desde o dia 10 ajudou a enfraquecer o bloqueio atmosférico que estava em vigor desde 22 de abril. Embora não tenham mantido as temperaturas baixas por muito tempo, essas frentes deslocaram o sistema de alta pressão para o oceano, restabelecendo a normalidade, com frentes frias avançando do Sul para outras regiões.

DESLOCAMENTO PARA O SUL

Segundo a Climatempo, a nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai e está rapidamente se deslocando pelo Sul. Ainda nesta sexta-feira, o sistema atingirá o Sudeste, passando por São Paulo e pelo Espírito Santo no sábado (25). A massa de ar polar trará chuva e frio para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e sul dos estados do Centro-Oeste.

Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, explica que as baixas temperaturas previstas para o fim de semana são resultado da combinação de três fatores: chuva persistente, céu nublado sem sol e forte atuação do ar polar.

MUITA CHUVA

Com a chegada desta nova frente fria, as chuvas retornarão ao Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e boa parte de Santa Catarina, com ventos de até 100 km/h. Estas tempestades foram classificadas pelo Inmet como de "perigo" em um aviso meteorológico laranja.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para a alta possibilidade de enchentes nas mesorregiões Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre. Em áreas próximas à Lagoa dos Patos, os acumulados podem chegar a 150 milímetros até o final desta sexta-feira. A situação é preocupante devido ao nível elevado dos rios na região.

SITUAÇÃO DE PORTO ALEGRE

Em Porto Alegre, o nível do Lago Guaíba, embora tenha baixado nos últimos dias, pode voltar a subir com os novos temporais. Há também um alto risco de deslizamentos na região Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste Rio-grandense, especialmente na Serra Gaúcha, devido à saturação do solo.

A frente fria avançando para o Sudeste nesta sexta-feira provocará uma queda acentuada nas temperaturas em algumas cidades. Em São Paulo, a máxima prevista para sexta ainda é de 31°C, mas no fim de semana, as temperaturas podem cair até 15 graus, não ultrapassando 18°C no sábado e 16°C no domingo. No Rio de Janeiro, a máxima de sexta é de 35°C, enquanto no domingo deverá ser de 23°C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES