O feriado prolongado de Corpus Christi, que começa na próxima quinta-feira (19), deve ter tempo firme em grande parte do país, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Segundo o meteorologista Aleff Matos, da Climatempo, uma grande massa de ar seco formada nos últimos dias deve funcionar como um bloqueio atmosférico pelo menos até sábado (21).
BLOQUEIOS ATMOSFÉRICOS
Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se formam em níveis médios da atmosfera e intensificam o movimento descendente do ar. Esse fenômeno eleva as temperaturas e dificulta a formação de nuvens carregadas, além de impedir o avanço de frentes frias pelo interior do país.
Como resultado, não há previsão de chuvas significativas na região central do Brasil, especialmente nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e em áreas do interior do Nordeste. Segundo o meteorologista, São Paulo pode ter chuva fraca e isolada entre o fim da tarde e o início da noite de sábado (21), devido à passagem de uma frente fria distante, em alto-mar.
Chuvas no Sul e no litoral do Nordeste
As exceções para o clima firme previsto para a região central ficam para as seguintes regiões:
- Sul
- Litoral do Nordeste
- Norte da região Norte
No Sul do país, a semana já vinha sendo marcada por tempo instável e volumes elevados de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (19), as precipitações devem avançar para o norte do estado, além de atingir Santa Catarina e o sul do Paraná.
No fim de semana, a chuva deve se espalhar por todas as áreas da região Sul, com risco de alagamentos, deslizamentos e elevação do nível dos rios devido aos altos acumulados previstos.
Há previsão de chuva forte no litoral nordestino, especialmente em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e sul do Rio Grande do Norte, com risco de transtornos. Também devem ocorrer pancadas no norte do Pará, Amapá, norte do Amazonas e Roraima. Mesmo com a instabilidade, o tempo seguirá abafado, sem mudanças significativas nas temperaturas.