Como uma boa dose de humor melhora a sua vida pessoal e profissional

Rir pode nos deixar mais felizes e produtivos dentro e fora do trabalho; especialista em psicologia positiva ensina uma técnica para colocar em ação

O riso compartilhado, portanto, se torna uma experiência coletiva | freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitas pessoas, o trabalho pode até parecer um lugar sério. Mas introduzir um pouco de diversão no ambiente organizacional contribui - e muito - para o nosso bem-estar.

Na verdade, encontrar humor no dia a dia (seja no trabalho ou fora dele) é uma das melhores práticas a serem adotadas por quem deseja ser feliz. O simples fato de lembrar histórias engraçadas já contribui para a gente ter uma vida mais agradável, mesmo em momentos de crise, como o que estamos passando.

Mas, afinal, quais são os benefícios do humor no trabalho? Ele cria uma atmosfera mais leve e um senso de perspectiva que pode dissolver a tensão e nos proteger do estresse. “Estudos sugerem, por exemplo, que as pessoas que se envolvem em conversas descontraídas com colegas se sentem mais felizes e têm maior satisfação no trabalho”, explica Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

De acordo com a especialista, isso acontece, basicamente, porque o riso serve para criar e fortalecer os laços sociais em nós, seres humanos. “Quando rimos junto com alguém, os chamados neurônios-espelho disparam. O riso compartilhado, portanto, se torna uma experiência coletiva”, completa.

Na prática, colaboradores de uma mesma organização, ao cultivarem o humor, tendem a ter um ambiente mais seguro e confortável. Outro ganho é um maior senso de coesão entre a equipe. Desse modo, ao nos sentirmos confortáveis, podemos pensar abertamente e assumir riscos. E essa é a base para encontrar soluções criativas no trabalho, o que, então, contribui para a produtividade.

Freepik

Já para quem exerce um papel de liderança, uma dica: quando gestores integram o humor em seu estilo de comandar, eles se tornam mais agradáveis perante o grupo.

Mas, atenção, não confunda humor com falta de respeito. Comentários ofensivos ou que menosprezam o valor de uma pessoa não é nada engraçado. Portanto, nunca se esqueça da seguinte máxima: “ria com alguém e não de alguém”.

Pense em três coisas engraçadas

Muitas vezes, gastamos nosso tempo em assuntos sérios, fazendo um trabalho sério e tendo conversas sérias. Dedicar algum tempo para refletir sobre o que foi divertido no seu dia vai lhe fazer muito bem.

“Na verdade, o humor é poderoso em todas as áreas. Ele pode impulsionar o vínculo entre as pessoas e o aprendizado na sala de aula. O riso tem efeitos físicos em nossos corpos: libera dopamina, aumenta o fluxo sanguíneo e fortalece o coração. E ver o humor em uma situação difícil pode até ser uma maneira saudável de lidar com o desafio”, conta Flora.

Segundo ela, uma maneira de aproveitar melhor os momentos engraçados que acontecem no trabalho é anotá-los. “Registrar três coisas engraçadas pode mudar nossa perspectiva de longo prazo. Com o tempo, podemos nos tornar mais rápidos para rir e mais abertos para ver o humor na vida cotidiana”, diz.

Flora, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit, ensina uma técnica fácil de ser colocada em ação:

Passo 1: escreva as 3 coisas mais engraçadas que você ouviu, viu, fez ou experimentou hoje. Pense nas coisas que achou realmente engraçadas e descreva como elas fizeram você se sentir.

Passo 2: escreva também o motivo pelo qual essas coisas eram engraçadas. Em outras palavras, responda à pergunta: “por que esse evento engraçado aconteceu?”. No começo, é um pouco complicado pensar sobre o “porquê” das coisas divertidas em sua vida, mas ficará mais fácil no decorrer da semana.

Atenção! É importante criar um registro físico de seus itens, anotando-os. Ou seja, não basta simplesmente fazer este exercício em sua cabeça. Veja outras dicas para a sua escrita:

Dê um título ao evento (por exemplo: “brinquei com meus filhos”).

Liste todas as coisas engraçadas de que você gosta. Elas podem ser relativamente pequenas em importância (por exemplo: “meu esposo contou uma piada”) ou relativamente grandes (por exemplo, “assisti ao vídeo de um show de comédia”).

Lembre-se de escrever exatamente o que aconteceu com o máximo de detalhes, incluindo o que você fez ou disse e, se outras pessoas estiveram envolvidas, o que elas fizeram ou disseram.

Use o estilo de escrita que desejar e não se preocupe com gramática e ortografia perfeitas.

Para tornar este exercício parte de sua rotina diária, escreva sempre antes de dormir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES