Conflito entre índios e fazendeiros é investigado por Força-tarefa

Cerca de 10 pessoas ficaram feridas durante os conflitos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma força-tarefa envolvendo agentes da Polícia Civil, Policia Federal, Poder Judiciário e Ministério Público Federal está investigando o conflito entre índios e fazendeiros no Povoado de Bahias, município de Viana no Maranhão, onde pelo menos 10 pessoas ficaram feridas. Um dos indígenas sofreu um corte profundo nas mão, e não teve nenhum membro decepado, como havia sido divulgado. 

A equipe da força-tarefa se reuniu na terça-feira (2) no Fórum de Viana para articular as ações que serão desenvolvidas na cidade que segue tensa após os conflitos. A Polícia Civil já ouviu uma mulher que diz ter sido feita refém pelos índios antes do confronto com os fazendeiros. Os investigadores querem identificar cada um dos agressores.

O diretor técnico do Hospital Tarquínio Lopes Filho, Newton Gripp, onde o índio ferido recebeu atendimento, disse que o mesmo não teve a mão decepada, e que houve um corte profundo. “Ele teve lesões profundas por arma branca nos antebraços, mas não decepou as mãos dele como havia sido divulgado”, afirmou. 

O governador do Maranhão, Flávio Dino, usou uma rede social para falar sobre o caso e reafirmou que o índio não teve a mão decepada.  "Até agora não houve nenhuma vítima com mãos decepadas. Continuamos procurando e cuidando dos 3 hospitalizados. Seguimos a procura pelas duas pessoas que teriam tido as mãos decepadas. Nossa prioridade desde a manhã é localizá-los", escreveu. 

Os índios da etnia Gamela reivindicam uma área de 14 mil hectares no Norte do Maranhão que foi doada pela a Coroa Portuguesa no século XVIII. Eles dizem que os fazendeiros tomaram a área deles no decorrer dos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES