Congresso recebe hoje mensagem de Bolsonaro na 1ª sessão do ano

Sessão solene será a primeira com os deputados federais e senadores recém-empossados e marca o início dos trabalhos legislativos. É esperada a presença de ministros e autoridades.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Congresso Nacional dará início nesta segunda-feira (4) aos trabalhos legislativos do ano em uma sessão solene conjunta da Câmara e do Senado – a primeira com os deputados federais e senadores recém-empossados.

Na cerimônia, marcada para começar às 15h no plenário da Câmara, será lida uma mensagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, com os planos do Poder Executivo para 2019.

A mensagem costuma ser levada ao Congresso pelo chefe da Casa Civil da Presidência e quem deverá representar Bolsonaro é o titular da pasta, ministro Onyx Lorenzoni. O presidente está hospitalizado em São Paulo, recuperando-se de uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia.

LEIA MAIS:  Médicos colocam sonda em Bolsonaro após náuseas e vômito

LEIA MAIS: Bolsonaro conversa, transmite orientações e prepara-se para despachos

A data de início do ano legislativo é definida pela Constituição Federal, que estabelece que seja em 2 de fevereiro. No entanto, como neste ano a data foi um sábado, o início será no primeiro dia útil seguinte.

 Pedro França/Agência Senado



A sessão inaugural será conduzida pelo recém-eleito presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), após cumprir um rito formal. Ele chegará ao Congresso conduzido por batedores, ouvirá a execução do Hino Nacional, assistirá a uma salva de 21 tiros de canhão e passará a tropa em revista.

Além dos parlamentares, são convidadas autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. A cerimônia também consta da agenda dos ministros Sergio Moro (Justiça) e Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência).

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reeleito para comandar a Casa por mais dois anos, também deve participar da sessão solene.

Pelas regras da Casa, a leitura da mensagem presidencial será feita pela primeira-secretária do Congresso, a deputada Soraya Santos (PP-RJ).

Votações

A pauta de votações na Câmara e no Senado ainda não está definida. Os líderes dos partidos no Senado deverão se reunir na terça-feira (5) para definir as primeiras propostas a serem analisadas pela Casa. Na Câmara, a reunião de líderes está marcada para quarta-feira (6) de manhã.

Um dos temas sobre o qual os parlamentares deverão se debruçar nas próximas semanas e meses é a reforma da Previdência Social, apontada como prioridade do governo Bolsonaro para recuperar as contas do país.

A expectativa é de que uma proposta com mudanças nas regras de aposentadoria seja enviada pelo Executivo ao Legislativo em breve.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES