Corpus Christi não é feriado nacional e sim ponto facultativo

Esta data não é feriado nacional, por falta de previsão legal

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo. Esta data sempre é celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o de Pentecostes, o qual ocorre 50 dias depois da Páscoa. Esta data não é considerada feriado nacional, por falta de previsão legal, mas pode ser considerada feriado municipal ou estadual, desde que exista uma lei assim prevendo, o que ocorre geralmente nos municípios localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Esta data não é considerada dia útil para efeito de operações no mercado financeiro, o que ocasiona o fechamento de todos os bancos, mas não por ser feriado e sim por não ser dia útil bancário. O Poder Público, seja ele federal, estadual ou municipal pode, quando não houver lei estadual ou municipal prevendo este dia como feriado, declarar o mencionado dia como ponto facultativo nas repartições públicas. Este procedimento (declarar o dia como ponto facultativo) induz muitas empresas privadas e empregadores domésticos concederem a folga ou compensarem este dia trabalhado com outro dia da semana, de forma equivocada, uma vez que os feriados nacionais estão expressamente previstos na Lei nº 10.607/2002 e Lei nº 6.802/1980, as quais declaram feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Ponto facultativo é uma espécie de “feriado”, decretado pelos governos em dias úteis, nas datas especiais para o Município/Estado ou Nação, decreto válido apenas para os servidores públicos das repartições públicas de sua alçada administrativa, os quais, naquelas datas data ficam dispensados do ponto, e, consequentemente, do serviço.

A Lei nº 11.324, de 19.07.2006, revogou a alínea a, do artigo 5º, da Lei nº 605, de 01.05.1949, que tratava da exclusão do gozo dos feriados civis e religiosos pela categoria dos empregados domésticos, passando esta categoria a ter direito de folgar aos feriados civis e religiosos acima mencionados e aos feriados municipais ou estaduais declarados obrigatoriamente por lei, sem prejuízo de sua remuneração. Quanto ao dia de Corpus Christi, esta categoria só fará jus a folga sem prejuízo da remuneração se houver uma lei estadual ou municipal declarando esta data como feriado estadual ou municipal.

A Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002 (DOU 20.12.2002), deu nova redação ao art. 1º da Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, que “declara feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro”, e dá outras providências, confira:

O Presidente da República

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O art. 1º da Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. ”

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revoga-se a Lei nº 1.266, de 8 de dezembro de 1950, que declara feriados nacionais os dias que especifica.

Brasília, 19 de dezembro de 2002; 181º da Independência e 114º da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Francisco Weffort

O Governo Federal, publicou no Diário Oficial da União de 04 de janeiro de 2016, a Portaria nº 630, na qual divulgou o calendário de 2016 com a lista dos feriados nacionais e pontos facultativos na esfera da Administração Pública Federal. Confira a lista dos feriados e pontos facultativos de 2017:

– 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal (feriado nacional)

– 27 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo)

– 28 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)

– 01 de março: Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)

– 14 de abril (sexta): Paixão de Cristo (feriado nacional)

– 21 de abril (sexta): Tiradentes (feriado nacional)

– 1º de maio (segunda): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)

– 15 de junho (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)

– 7 de setembro (quinta): Independência do Brasil (feriado nacional)

– 12 de outubro (quinta): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

– 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)

– 2 de novembro (quinta): Finados (feriado nacional)

– 15 de novembro (quarta): Proclamação da República (feriado nacional)

– 25 de dezembro (segunda): Natal (feriado nacional)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES