CRAS da zona Norte realiza manhã de valorização da vida

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A manhã desta sexta-feira (14) foi de animação e de muitos cuidados com a saúde mental. É que os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região Norte de Teresina realizaram uma ação de valorização da vida e de prevenção ao suicídio na praça do bairro Poti Velho. Cerca de 40 pessoas, atendidas pelos CRAS da região, participaram da atividade, que contou com momentos de dança, atividades físicas e conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A ação foi realizada em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da região e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Temos como objetivo chamar atenção para esse tema tão importante, que é a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O mais importante é trabalhar a prevenção desse problema, para que as pessoas saibam as formas de cuidar da sua saúde mental”, explicou Lucélia Silva, gerente do CRAS Norte I.

O suicídio pode ser evitado em mais de 90% dos casos. Teresina possui o Provida, ambulatório especializado no tratamento deste problema. O serviço é gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em 2017, o ambulatório realizou 2.514 atendimentos psicológicos e médicos. De janeiro a julho de 2018 já foram 1.465 atendimentos.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Sobre os CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social são unidades públicas, vinculadas à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), que atuam com famílias e indivíduos, visando a orientação e ao convívio sociofamiliar e comunitário. Visam fortalecer os vínculos familiares e sociais; possibilitar o acesso ao direito e a cidadania; além de fortalecer o protagonismo e a autonomia dos indivíduos e grupos da comunidade, através do desenvolvimento de suas potencialidades, dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES