CRC-PI vai divulgar impostos arrecadados no Piauí em tempo real

O sistema estima o valor pago pelos piauienses aos cofres do estado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os piauienses já pagaram R$ 9,3 bilhões em impostos em 2017. É o que diz os dados do impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) que, deste essa terça-feira (19), passou a ser agregado ao site do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI) e mostra a arrecadação do Piauí em tempo real.

O sistema estima o valor pago pelos piauienses aos cofres do Estado e dos municípios em tributos (impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária, desde o primeiro dia do ano). O Impostômetro usa dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento de Tributação (IBPTT).

No comparativo, houve um crescimento em cerca de de 8,1% na arrecadação tributária no Piauí - incluindo estados e municípios – em relação aos R$ 8,6 bilhões em impostos pagos no mesmo período de 2016.

Segundo o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, a novidade é uma maneira de aumentar o conhecimento, tanto dos profissionais contábeis quanto da sociedade em geral, sobre o valor total arrecadado pelos cofres públicos e que devem retornar à população em forma de serviços públicos como saúde, educação, segurança pública, etc. 

“No mundo, o Brasil está entre os países que mais recolhem tributos. E essa iniciativa é uma forma de estimular o contribuinte piauiense a ter interesse em saber como todo esse valor está sendo aplicado e cobrar dos gestores públicos serviços de qualidade. São informações relevantes não apenas do ponto de vista da transparência e do combate à corrupção, mas também do acesso à informação que permite o exercício pleno da cidadania”, explica Bonfim.

Os dados do impostômetro podem ser acessados no site do CRC: www.crcpi.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES