CRECI-PI discute cobrança do IPTU com auditores do TCE

O trabalho, conduzido pelo TCE, tem como objetivo acompanhar como o imposto vem sendo cobrado e as suas consequências para a sociedade.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) recebeu nesta terça-feira (16) a visita dos auditores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para discutir a auditoria na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município de Teresina. O trabalho, conduzido pelo TCE, tem como objetivo acompanhar como o imposto vem sendo cobrado e as suas consequências para a sociedade.           

Nogueira Neto, presidente do CRECI-PI, destaca a necessidade de discutir a cobrança do imposto visto que o mesmo não é cobrado com o mesmo critério para todos os contribuintes. Ele ainda ressalta que o TCE enquanto órgão fiscalizador trará um grande benefício para a população com a cobrança de valores em caráter de igualdade para todos.

“O encontro foi fundamental para discutir os valores que estão sendo distorcidos da base de cálculo para a cobrança do imposto. O que temos são imóveis vizinhos que estão sendo cobrados valores bem distintos. Produzimos um relatório esclarecendo os pontos críticos e o TCE irá fazer um juízo de valor e tomar a melhor decisão que certamente será importante para a sociedade e o fisco”, disse Nogueira Neto.  

O Coordenador da equipe de auditoria do TCE, Paulo Castelo Branco, fala da importância do Conselho na obtenção de informações sobre como se dá atualmente a cobrança do imposto. Segundo o gestor, esse tipo de auditoria operacional prevê a participação de todos os envolvidos e o CRECI, por ser uma entidade que congrega profissionais que trabalham no mercado imobiliário, não poderia ficar de fora desse trabalho.

“A instituição imediatamente se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e fornecer as informações necessárias. A visita foi no sentido de entender melhor sobre como é feita a cobrança do IPTU e como suas consequências tem afetado o mercado e a vida da comunidade. Vamos conversar com a Prefeitura de Teresina e o contribuinte, uma vez que a ideia é que possamos chegar a um bom termo e assim a cobrança seja feita da maneira mais justa possível”, afirmou o Coordenador da equipe de auditoria.         



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES