A menina de 11 anos que caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, na tarde desta quinta-feira (10), foi encontrada sem vida após cerca de 10 horas de buscas. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte por volta das 23h. Equipes dos pelotões de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio da aviação da Brigada Militar, foram mobilizadas para o resgate.
A vítima foi localizada por volta das 17h30, com o auxílio de um drone, a aproximadamente 70 metros do ponto da queda. Devido às condições climáticas adversas, o acesso precisou ser feito por meio de cordas, e os trabalhos se estenderam até a noite. Os bombeiros alcançaram a menina por volta das 23h e constataram o óbito.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os próximos procedimentos ficarão sob responsabilidade da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP). O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23km do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), manifestou solidariedade à família da vítima e agradeceu às equipes militares envolvidas na operação de resgate. Leite também revelou que o primeiro nome da menina é Bianca.
"Eu quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família que certamente nesse momento sente uma dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul", disse.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a menina era diagnosticada com transtorno do espectro autista. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, informou que ela estava acompanhada dos pais no alto do mirante. A família, que é de Curitiba, no Paraná, visitava a região como turista.
Segundo o relato, enquanto os pais se deslocavam para sentar em um banco, a menina teria saído correndo repentinamente. O pai ainda tentou alcançá-la, mas não conseguiu impedir a queda. No local, não há qualquer tipo de cerca de proteção.
Nota do Corpo de Bombeiros
"Hoje quinta-feira dia 10 de Julho por volta das 13:30hs o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de uma ocorrência no Cânion Fortaleza em Cambara do Sul, onde uma menina teria caído da borda do cânion em direção ao precipício. Equipes dos Pelotões de Canela e Gramado deslocaram ao local e prontamente outra equipe do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre juntamente com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar deslocaram para apoio. Por volta das 17:30hs com auxílio de um Drone do Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda, de imediato as equipes iniciaram a montagem dos equipamentos para acessar por cordas o cânion, haja visto que devido as condições climáticas, as aeronaves não conseguiam operar com segurança no local. As equipes seguiram os trabalhos no local noite a dentro e próximo das 23h chegaram até a vítima que infelizmente já estava sem vida. Agora as equipes efetuam a ascensão do cânion, para finalização dos trabalhos de resgate no local, dando início em seguida os tramites da Policia Civil e Instituto Geral de Perícias.
O Corpo de Bombeiros Militar lamenta com profundo pesar o ocorrido e presta sua solidariedade aos familiares."
Nota da Urbia
"A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, está concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida no Cânion Fortaleza, nesta quinta-feira (10), e presta suporte à família no local. Outras informações serão repassadas assim que possível."