SEÇÕES

De 250 prometidas, apenas 60 lixeiras foram instaladas no centro de Teresina

De 250 prometidas, apenas 60 lixeiras foram instaladas no centro de Teresina

Lixeiras | Foto: Moises Saba
Siga-nos no

Mesmo com pouca fiscalização e a falta de lixeiras, a Lei do Lixo Zero completa seis meses em Teresina. Das 250 lixeiras prometidas que seriam espalhadas pelas praças, ruas e pontos de ônibus no centro, apenas 60 foram instaladas. Além da população que reclama da falta de locais adequados para jogar o lixo, os deficientes visuais também são prejudicados por não haver nenhum tipo de sinalização do local onde há lixeiras.

É o que ocorre com o estudante Antônio Francisco de Carvalho, que sem enxergar, sempre se machuca quando procura alguma lixeira pela rua e reclama da falta de preocupação com os deficientes visuais. “Criar lei para não jogar lixo na rua é complicado, porque os responsáveis devem colocar lixeiras para a população jogar o lixo no lugar e não ser multado. Sempre tenho que perguntar para alguém onde tem uma lixeira que eu possa utilizar e guando vou no local indicado machuco a perna, outra vez machuquei a cabeça. É um total desrespeito”, reclama.

O jovem sugere que a prefeitura instale sinalizações no chão próximo às lixeiras. “Seria muito simples de resolver isso, basta que a prefeitura sinalize o chão com uma linha em ladrilhos com relevo para indicar onde existe o local para descartar o lixo. São pequenos detalhes que nos fazem ser cidadãos, nunca pensam na minoria”, completa.

O aposentado Valdete Ribeiro da Silva acha injusto cobrarem sobre uma lei que não dá possibilidade e que também não cumpre o seu papel. “Se a Lei veio para melhorar o comportamento da população, tudo bem, mas nada adianta se não derem condições para que nós cumpramos a Lei. A cobrança deve ser de ambas as partes. Passo todos os dias pela Praça Saraiva e sempre vejo os garis limpando e nunca acabam, se houvesse lixeira aqui, pouparia o trabalho deles”, relata.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano SDU(Centro/Norte), novas lixeiras devem ser instaladas no centro de Teresina, semana passada foram postas 60 e 190 estão previstas para serem instaladas em até três meses. “Essa semana as Praças Saraiva e Da Costa e Silva, além da Rua Álvaro Mendes, devem ganhar novas lixeiras. O ideal é que as ruas do centro tenham uma lixeira em cada esquina”, explica o coordenador Especial da Área Central, da SDU Centro/Norte, Marcelo Mourão.

Ainda segundo o coordenador, as fiscalizações ainda estão sendo realizadas nos locais onde as lixeiras já foram instaladas e em relação à sinalização especial para os deficientes visuais, a sugestão será adicionada à licitação que estão fazendo. “Estamos fazendo um levantamento em 94 praças do centro, sobre os problemas que devem ser corrigidos e as reformas que serão necessárias. Vou adicionar à licitação a sugestão da sinalização dos lixeiros, é algo que não tínhamos pensado ainda”, finaliza Marcelo.

22 fiscais monitoram quem joga lixo no chão 

A Lei Lixo Zero entrou em vigor em fevereiro deste ano, primeiramente nas praças e ruas do centro da cidade, onde 22 fiscais da prefeitura monitoram o comportamento dos pedestres. Quem for flagrado jogando lixo fora do local adequado será autuado pelos fiscais e uma multa é aplicada no valor de R$ 100, caso não for pago, o valor será corrigido com o tempo. O projeto foi proposto pela vereadora Rosário Bezerra (PT), que mês passado cobrou mais fiscalização para o cumprimento da lei.

A vereadora afirma que a instalação das lixeiras deve acontecer o mais rápido possível e medidas para conscientizar a população devem ser realizadas pela prefeitura. “Campanhas educativas são necessárias para conscientizar as pessoas sobre a limpeza das nossas ruas, por isso, palestras deveriam ser realizadas nas escolas, empresas e as fiscalizações cumpridas, mas nada adianta se não há cumprimento por parte dos responsáveis. Os lixeiros já deveriam ter sido instalados”, explica Rosário.

Tópicos
Veja Também