Defesa Civil monitora os municípios do Médio Parnaíba

Os dirigentes dos municípios localizados nas margens do Parnaíba e dos seus afluentes, de Floriano até Ilha Grande, foram chamados para reunião para definição de ações preventivas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas já alertam para os riscos de alagamentos no estado do Piauí. Com isso, já foi marcada uma reunião na quarta-feira (29), no comando do Corpo de Bombeiros, com a participação da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e do Serviço de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Os dirigentes dos municípios localizados nas margens do Parnaíba, de Floriano até Ilha Grande de Santa Isabel, e também dos afluentes foram chamados. As cidades têm uma maior probabilidade de enchentes com desabrigados, tendo em vista o histórico das ocorrências.

“A reunião preventiva tem o intuito de orientar como os gestores dos municípios devem agir em relação a essa possibilidade, principalmente locais que já foram afetados”, disse Geraldo Magela, secretário da Defesa Civil do Estado.

Foram convidados os municípios como Floriano, Teresina, Madeiro, Barras, Esperantina, Campo Maior, Joaquim Pires e todas as cidades localizados à margem do Parnaíba.

“A capital tem uma situação na região Norte do município, perto da foz do Poti e do Parnaíba, que evidentemente pode acontecer alagamento", falou Magela. 

De acordo com o secretário, cada município vai ter um local pronto para, se necessário, ser ocupado pela tropa do Corpo de Bombeiros, outro espaço para um comando de operações e um terceiro para possíveis desabrigados. Além disso, os municípios devem ter equipes prontas de assistentes sociais para realizar o cadastramento das pessoas diretamente afetadas.

Crédito: José Alves Filhos

‘‘É uma ação orientada pelo governador Wellington Dias (PT) e não quer dizer que vá acontecer. Mas estamos nos antecipando para, se caso ocorra, a gente tenha uma ação mais rápida para atender a população”, declara.

Geraldo explica a periodicidade da ocorrência de alagamentos por essas regiões. “Todo o Piauí, exceto Cajueiro da Praia, faz parte da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, e com isso, todas as águas do estado correm para o rio Parnaíba”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES