Delegacia Virtual vai registrar denúncias de violência contra a mulher

A Secretaria de Segurança Pública está em uma tratativa junto aos técnicos da ATI, para desenvolver uma estratégia tecnológica que permita que a Delegacia Virtual, possa garantir o pronto atendimento online

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em razão da pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus e como forma de atender às medidas preventivas  de isolamento social e restrições de atendimento ao público, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, está em uma tratativa junto aos técnicos da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), para  desenvolver uma estratégia tecnológica que permita que a Delegacia Virtual, possa garantir o pronto atendimento online para mulheres vítima de violência doméstica, seguindo uma tendência nacional de virtualização dos canais de atendimento.

“Nosso objetivo é estender o atendimento à mulher em situação de violência para o atendimento virtual, estamos ajustando o sistema da Delegacia Virtual, para que possamos garantir o isolamento dessa mulher, mas possibilitar o registro formal da ocorrência sem perder a especialidade desse atendimento para que assim possamos realizar uma busca ativa dessa mulher, encaminhado o pedido de perícia também virtualmente, assim como a solicitação de medida protetiva, resguardando a saúde da vítima e dos policiais”, destacou a delegada Anamelka Cadena, subsecretária de Segurança Pública do Estado do Piauí.

Por conta da personalização do atendimento, essa logística está sendo melhor detalhada e ficará pronta para uso ainda nesta semana. A delegada aproveitou para enfatizar os demais canais de atendimento como o aplicativo Salve Maria, que é uma excelente alternativa para o combate à violência contra a mulher. A ferramenta funciona com um pedido de socorro pelo touchscreen do celular, acionando a polícia com a geolocalização do endereço e tem provocado bons resultados no Estado. 

Unindo estudo, tecnologia e treinamento das equipes policiais, o Piauí caminha contra a violência de gênero, na busca de criar mais políticas públicas e avançar cada vez mais em métodos e práticas. “A gente reforça o aplicativo do Salve Maria, que garante essa denúncia chegue até a polícia de forma anônima e ainda o 180, 190 e o aplicativo PMPI, esses que são canais que a gente já conhece, são utilizadas e agora serão reforçados por causa do isolamento social”, acrescentou.

A Delegacia Virtual da Polícia Civil  iniciou desde a semana passada, o registro de boletins de ocorrência de natureza criminal, tais como furto simples, injúria, ameaça, dentre outros. A medida visa adequar a instituição ao momento de restrições para combater a pandemia. A delegacia eletrônica pode ser acessada pelo link: http://dv.pc.pi.gov.br/index.php.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES