Dengue: carro fumacê vai passar em todas as zonas de Teresina

O carro circula, no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para presença Aedes Aegypti

Avalie a matéria:
Dengue: carro fumacê vai passar em todas as zonas de Teresina | Ascom

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai colocar em atividade os carros fumacê, devido ao aumento do número de casos de dengue que estão acontecendo na cidade. A FMS vem realizando diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya. O apoio da população é fundamental nesse sentido. Cabe a cada morador evitar objetos que acumulam água parada e manter limpos todos os ambientes.

O carro circula, no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para presença Aedes Aegypti. No momento em que o fumacê estiver na rua, todos devem abrir portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos da Dengue.

Nos próximos 10 dias o carro fumacê vai passar nos seguintes locais: zona Sul – Bela Vista, Lourival Parente, e Santo Antônio; zona Leste – São João, São Cristóvão e Morada do Sol; zona Norte – Alto Alegre, Nova Brasília e Nova Teresina; zona Sudeste – Dirceu II e Parque Poty. Conforme o Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê somente é indicada onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e casos notificados da dengue, zika, chikungunya.

Carro do fumacê da Vigilância Sanitária do DF — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília 

De acordo com informações da Diretoria de Vigilância em Saúde municipal, até a presente data, Teresina tem mais de 1.200 casos de dengue confirmados clinicamente. Para as confirmações laboratoriais, são enviadas amostras dos exames para o LACEN/PI – Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta a população que em caso de suspeita de dengue a recomendação das autoridades em saúde é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico.

“Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, explica Amariles.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES