Desembargador que reabriu fronteira para venezuelanos é piauiense

Passagem de venezuelanos foi liberada às 10h (hora de Brasília).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desembargador piauiense Kássio NunesMarques, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, deferiu decisão pela abertura da fronteira do Brasil para imigrantes venezuelanos às 9h (10h de Brasília) desta terça-feira (7), em Roraima.

A decisão, que atende ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU), suspendeu parte da liminar concedida pelo juiz federal de 1ª instância Helder Girão Barreto, responsável pelo bloqueio de 17 horas. 

O desembargador reconhece que o fechamento gera “grave violação às ordens pública e jurídica”, apontada pela AGU. "O fechamento da fronteira significa não reconhecer o imigrante como igual ao brasileiro. Vale dizer que é uma violência, ao exercício dos direitos assegurados na lei moderna, e portanto, ao espírito inclusivo desburocratizante daquela norma”, diz trecho da decisão do TRF-1.

A fronteira ficou fechada para venezuelanos por 17 horas. Desde as 18h de segunda (6), as polícias Federal, Rodoviária Federal e agentes da Força Nacional cumpriam a decisão do juiz e impediam a passagem de venezuelanos que não tinham pedido de refúgio, residência temporária ou vistos e passagens áreas para entrada em outros países. Com isso, pelo menos 100 venezuelanos ficaram retidos na fronteira até ela ser aberta com base na decisão do TRF-1. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES