Forma de ingestão: oral
Duração: de 30 minutos até 4 horas
Risco de dependência psicológica: alto
Risco de dependência física: alto
EFEITOS DO CIGARRO
Em curto prazo e em quantidades moderadas, o cigarro causa relaxamento e contração dos vasos sanguíneos. Em grandes quantidades, pode causar dores de cabeça, perda de apetite e náusea. Em longo prazo, prejudica a respiração, pode causar doenças cardíacas, diferentes tipos de câncer e pode levar à morte.
EFEITOS DO TABACO NO CORPO
Ao entrar em contato com os vasos capilares dos pulmões, a nicotina se mistura com o sangue já oxigenado, chega até o coração e consequentemente é bombeada para todo o corpo. Este processo é tão rápido que atinge o cérebro entre 6 e 10 segundos. No cérebro, as moléculas da nicotina se prendem aos neurônios, inicialmente os deixando relaxados, mas posteriormente agitando-os e fazendo com que seja necessária uma nova dose de nicotina para acalmá-los.
SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA DE CIGARRO
Oscilação de humor, tremor, aumento de suor, aumento de apetite, aperto no peito e tosse, secreção nasal, insônia e prisão de ventre.
CIGARRO ELETRÔNICO
O cigarro eletrônico é um aparelho mecânico e eletrônico que simula um cigarro, e assim permite uma “imitação” do ato de fumar.
O cigarro eletrônico produz vapor inalável com ou sem nicotina, e pode vir com sabores variados, como café, laranja, menta, etc. Hoje age como uma alternativa ao fumante, por proporcionar sabor e a sensação física similar à da fumaça do tabaco, mesmo que não tenha tabaco, nem combustão e nem fumaça.
O cigarro eletrônico faz muito menos mal que o tabaco, por conter um número significativo de toxinas a menos que o cigarro convencional. Ainda assim, a seu próprio modo, o cigarro eletrônico faz mal, e deve ser usado com consciência.
CURIOSIDADES SOBRE O TABACO
O consumo do tabaco iniciou-se com fins medicinais e como um acessório cerimonial. Os indígenas da América Central, há cerca de 1000 a.C, usavam o tabaco em rituais mágicos e religiosos, para purificar e fortalecer os guerreiros. Eles acreditavam também que com o uso do tabaco podia prever o futuro.