Americanas.com e Submarino têm vendas suspensas pelo Procon

De acordo com o Procon-SP, o número de reclamações contra as empresas registrou uma forte alta

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Procon-SP determinou uma suspensão de 72 horas das atividades de e-commerce da empresa B2W Companhia Global do Varejo, responsável pelas lojas virtuais Americanas.com, Submarino e Shoptime, em todo o Estado de São Paulo. A penalização foi divulgada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira e tem início a partir de quinta-feira. Além da suspensão, a empresa deverá pagar uma multa de R$ 1.744.320.

De acordo com o Procon-SP, o número de reclamações contra a empresa registrou uma forte alta na comparação com o ano anterior - foram 6.233 atendimentos no ano passado ante 2.224 em 2010 (alta de 180%) - sendo a maior parte por falta de entrega dos produtos ou defeitos nos itens. "Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido", afirmou em nota o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

A decisão em primeira instância foi tomada em novembro do ano passado, mas a empresa recorreu. Segundo a fundação, a empresa só poderá recorrer na Justiça, não cabendo mais recursos ao administrativo do Procon-SP. De 2004 a 2011, a B2W foi ré em 11 processos administrativos que resultaram em multa, segundo a entidade. A assessoria da B2W ainda não se manifestou a respeito da suspensão das atividades. Às 10h56 (de Brasília), as ações da B2W exibiam queda de 1,4%, a R$ 9,85, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 0,57%.

Segundo a fundação, em caso de problemas com entrega de produto e serviços, os consumidores devem procurar um dos postos do Procon-SP no Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h às 13h. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), o atendimento ocorre de segunda à quinta-feira, das 09h às 15h. Os consumidores também podem fazer reclamações pelo telefone (11) 3824-0717 ou enviar cartas para a Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES