Após o anúncio das novas regras para baratear o custo da carteira de habilitação, o governo já está planejando uma segunda rodada de medidas. Agora, novos projetos estão sendo desenvolvidos para reduzir a burocracia e custos de transferências de veículos.
Inicialmente, o plano está sendo criado para que todo o processo aconteça dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), inclusive o pagamento entre as partes.
COMO VAI FUNCIONAR?
Com a nova medida, a lógica é que os compradores e vendedores não precisem mais ir em uma do Detran (ou empresa credenciada) para fazer vistoria ou a cartórios para fazer reconhecimento de firma no documento de propriedade do veículo, o chamado DUT.
Além disso, com o pagamento na plataforma também se reduz os riscos relativos a golpes.
CNH GRATUITA
O novo projeto é um reflexo da recente aprovação das medidas de redução de custos para a retirada e renovação da carteira de habilitação, considerada uma iniciativa de baixo custo com alto impacto na vida das pessoas e que gerou uma vasta aceitação pela população.
Caso a iniciativa seja aprovada, trabalhadores que têm veículos como instrumento de trabalho, como motoristas de aplicativos, serão diretamente beneficiados.
O plano é avançar com as propostas, que dependem apenas de regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e não de medida provisória, no início do ano que vem.