SEÇÕES

Bolsa Família muda calendário de fevereiro e antecipa pagamentos; veja como sacar

Os pagamentos do programa Bolsa Família em fevereiro devem começar na próxima quinta-feira (12) pela Caixa Econômica Federal. Confira calendário completo e como retirar

Beneficiária com cartão do Bolsa Família em mãos | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Siga-nos no

O calendário de pagamentos do Bolsa Família deste mês de fevereiro acabou sendo antecipado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome por conta do Carnaval, comemorado no dia 17 de fevereiro. Nos outros meses, o calendário costuma iniciar depois da segunda metade do mês, com exceção de dezembro.

Prédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil 

O mês mais curto também foi um fator determinante para a mudança no cronograma. Isso porque o mês termina no dia 28 de fevereiro, que cai em um sábado, não considerado dia útil. Dessa forma, a pasta quer garantir que os beneficiários recebam o valor até o dia 27 de fevereiro, uma sexta-feira.  

Nesta quinta-feira, recebem o benefício referente ao mês de fevereiro de 2026, independentemente do número do NIS, famílias de alguns municípios do Amazonas, Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe, por causa de decretos de emergência provocados por condições climáticas.

Nesta data, também receberão os beneficiários que possuem o final do NIS 1.

Calendário de pagamento do Bolsa Família em fevereiro de 2026

  • Final do NIS 1: 12 de fevereiro
  • Final do NIS 2: 13 de fevereiro
  • Final do NIS 3: 18 de fevereiro
  • Final do NIS 4: 19 de fevereiro
  • Final do NIS 5: 20 de fevereiro
  • Final do NIS 6: 23 de fevereiro
  • Final do NIS 7: 24 de fevereiro
  • Final do NIS 8: 25 de fevereiro
  • Final do NIS 9: 26 de fevereiro
  • Final do NIS 0: 27 de fevereiro

Como funciona a retirada do pagamento do Bolsa Família?

Não é necessário ir até uma agência para saque do Bolsa Família. Para movimentar os valores, os beneficiários podem acessar o aplicativo Caixa Tem. Além disso, também podem usar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais com a função de débito, assim como realizar saques em unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa. 

Já nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser feito sem cartão, apenas com identificação biométrica cadastrada previamente.

Beneficiários precisam atualizar o cadastro

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alerta que é necessário sempre manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados para que as famílias continuem recebendo o benefício, com as informações sobre a composição familiar, endereço, renda ou na situação escolar de crianças e adolescentes renovadas. Essa atualização deve acontecer, no máximo, a cada 24 meses para evitar a interrupção do pagamento do benefício.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também