Brasil e Venezuela voltam a cogitar refinaria

Petrobras descartou contrapartida de investimento na Venezuela

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

. A Petrobras retomou as negociações com a Venezuela para uma parceria na refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, mas um acordo final só deverá acontecer em setembro, quando está previsto o encontro entre os presidentes dos dois países, informou a Petrobras nesta terça-feira (28).

As conversas foram reiniciadas pelo presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, que esteve no país vizinho na segunda-feira (27) em encontro com o presidente daquele país, Hugo Chávez, e executivos da estatal PDVSA. No final de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dito em tom de brincadeira em conversa que vazou para a imprensa que seria presidente da Petrobras se a sua candidata à presidência, Dilma Rousseff, vencesse o pleito, para poder fechar o acordo que se arrasta desde a sua posse, em 2003.

A refinaria terá capacidade para processar 230 mil barris de petróleo pesado por dia, dos quais 50% serão de origem brasileira e 50% de origem venezuelana, como parte do processo de integração energética da América do Sul. No início do projeto a Petrobras teria como contrapartida investir em exploração de petróleo e gás na Venezuela, o que foi arquivado pela estatal brasileira.

Proporção

A previsão era de que a Petrobras teria 60% da refinaria e a PDVSA, 40%. Na Venezuela, a proporção seria invertida. O valor da obra era estimado inicialmente em US$ 4,5 bilhões, o que deverá ser revisto, segundo a assessoria da Petrobras. A obra é um dos alvos da CPI da Petrobras por indício de sobrepreço apontado pelo Tribunal de Contas da União. O empreendimento vem sendo construído pela Petrobras sozinha, que informou já ter feito 15% da obra. A previsão é de que seja concluído em 2011.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES